domingo, 7 de abril de 2019

Projeto gentileza/ Pedagogia Social


O Projeto Gentileza gera Gentileza vêm resgatar na nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos.

Gentileza gera gentileza
A importância dada ao tema solidariedade é muito próximo da ideia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários, nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros”. 


Vivemos numa época onde as pessoas se estão a esquecer de praticar gestos de gentileza como: 
saber ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o próximo, ser solidário.
Palavras simples, mas muitas vezes esquecidas, como: 
BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! DESCULPE! e precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, a fim de criar relações e ambientes saudáveis.


No espaço escolar percebemos a indisciplina, violência, falta de respeito e amor ao próximo. A transmissão de valores morais, que outrora era delegada às famílias, hoje precisam ser retomadas no âmbito escolar, como prática constante, abordando afetividade, solidariedade, regras morais e de convivência.





O Projeto Gentileza gera Gentileza vêm então resgatar em nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos.



OBJETIVO GERAL: - Estimular, através de trabalhos didáticos e diálogos, o desenvolvimento de posturas necessárias para a criação e preservação de bons relacionamentos no dia-a-dia escolar e familiar.





- Conhecer a Gentileza e sua história.


Amizade gera Amizade 



Respeito gera Respeito



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • - Discutir e chegar ao conceito de amizade e respeito.
    - Desenvolver a troca de amor através de amizade.
    - Incentivar o gosto pela leitura oferecendo oportunidade de terem acesso aos livros e à  leitura de vários títulos de Literatura Infantil.
  • - Criar entre os alunos situações para que haja sensibilidade e empatia.
  • - Incentivar os alunos aterem atitudes mais gentis que tornam a vida bem melhor.


ATIVIDADES: 

- Leitura de livros que falem sobre a amizade, respeito ao próximo.
- Prática do abraço como resolução de problemas.
- Registo num caderno/ bloco, atitudes que podemos e não podemos ter com os colegas.
- Filmes infantis sobre amizade e respeito.

- Amigo oculto de cartão em forma de flor contendo palavras de amizade e respeito.

- Desenho dos melhores amigos.
- Fazer um acróstico (composição geralmente poética, que consiste em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso gerando um nome próprio ou uma sequência significativa) com o nome do melhor amigo.

- Promover um “Correio da Amizade”.
- Reprodução de painéis da Gentileza através de desenhos.


- Elaboração de mensagens e frases de otimismo e motivação com dicas de gentileza espalhadas pela sala e escola.
- Elaboração do “Baú das Gentilezas” para serem colocadas palavras como por favor, desculpa, com licença...
- História: Um amigo diferente
- Elaborar cartões sobre respeito ao ambiente.
-referendo do Respeito onde os alunos votarão o que consideram mais importante quando falamos de respeito.
- Filme: A Era do Gelo 3 - Corrente do Bem


- Oficina de Valores e Boas Maneiras



Amor gera Amor 
Responsabilidade gera Responsabilidade


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mostrar o significado das palavras amor e responsabilidade através de histórias e filmes.
- Estimular a responsabilidade pelo material escolar.
- Incentivar o aluno a ter atitudes responsáveis com o meio ambiente.




- Desenvolver atividades em que o aluno coloque em prática a responsabilidade.
- Sensibilizar e despertar nos aluno atitudes que demonstrem amor ao próximo.
- Incentivar o amor e respeito pela figura materna (DIA DAS MÃES)
- Oferecer oportunidades para que os alunos adquiram comportamentos e atitudes responsáveis e amorosas no dia- a-dia.
- Trabalhar frases de Gentileza.

ATIVIDADES: 
-Fazer uma lista de palavras que se relacionem ao amor( o que gosto de ouvir).
- Teatro de fantoches com o tema.
- laborar um cartão para a mãe.
- Fazer uma lista das responsabilidades da criança dentro do lar ( o que fazer para ajudar a mãe?)
- Colar estrelinhas no caderno de alunos que praticaram a responsabilidade.
- Instituir o ajudante do dia.
- Registrar no quadro as atribuições do ajudante do dia.
- Trabalhar Alimentação Saudável: uma atitude responsável, com o dia da fruta, dia do verde.
- Concurso de poesias.
- Redação: Amar é ...
- “Guardiões da Escola” – grupo de alunos que serão responsáveis em monitorar, fiscalizar, conscientizar quanto aos cuidados com a escola e a manutenção de um ambiente de convívio agradável.


- Criar e produzir slogans sobre o tema amor.
- Discussão: Minhas Responsabilidades
- Produzir listas de ações responsáveis, “Combinados”
- Criar, plantar uma mini horta com garrafas PET e cuidar.
- Vídeo: “Heal the World” Michael Jackson 
- Escrever frases de Gentileza e expor pela escola.
- Filmes: Procurando Nemo UP Altas Aventuras
- Oficina de Valores e Boas Maneiras


Boas Ações geram Qualidade de Vida
Cooperação gera Cooperação 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender os significados de cooperação e honestidade.
- Promover práticas de reciclagem/reutilização de materiais.
- Desenvolver hábitos e atitudes que colaborem para a preservação do meio ambiente que frequentamos.
- Criar e mobilizar campanhas de conscientização da comunidade escolar quanto à importância das suas atitudes para gerar qualidade de vida.
- Utilizar o lúdico como motivação à mudança de atitude.
- Incentivar a prática de atividades em grupo para que incorporem no seu dia-a dia a cooperação, responsabilidade.
- Levar o aluno a concluir que praticar boas ações melhora a qualidade de vida.
- Trabalhar frases do Profeta Gentileza.

ATIVIDADES
- Concurso de Redação e de Desenho
- Trabalhar os Jogos Olímpicos (solidariedade, cooperação, união)
- Criação do mural: “Imaginado um mundo amoroso”
- Jogos Cooperativos com música (livro Vivendo Valores na Educação de 7 a 14 anos)
- Pescaria da sorte com valores.
- Lanche especial trazido pelos alunos onde todos participarão.
- Salada de frutas utilizando frutas trazidas pelos alunos.
- Cartazes sobre atitudes que promovem um mundo melhor.
- Oficinas de reciclagem (utilização de material reciclavel)
- Organização de jogos com material reciclado e sucata.
- Passeios
- Peça Teatral sobre o tema.
- Trabalho de pesquisas em vários Concelhos, seus problemas e sugestões para a preservação de suas praias, praças, áreas verdes...
- Organização de desenhos para formação de um livro: Um mundo melhor.
- Filmes: Alvim e os esquilos 3 Happy Feet 2
- Oficina de Valores e Boas Maneiras





União gera União  Solidariedade gera Solidariedade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos a praticarem ações de solidariedade.
- Incentivar e organizar uma gincana de solidariedade.
- Promover o voluntariado com a doação de alimentos.
- Desenvolver a União através de músicas.
- Relembrar todos os sentimentos trabalhados e a importância de preservá- los sempre.
- Levar os alunos a refletirem sobre o poder da gentileza para vivermos em um mundo melhor.
- Trabalhar frases da Gentileza.

ATIVIDADES:
- Gincana da Solidariedade.
- Escrever um cartão de Natal para um amigo, com votos de felicidade.
- Fazer a caixa de sentimentos da turma, onde será depositado o sentimento preferido dos alunos. Depois fazer um gráfico com os sentimentos mais votados.
- Filme:”Nanny McPhee e as lições mágicas”
- Cerimonia do Dia de Ações de Graças com campanha de arrecadação de produtos de higiene para doação.
- Vídeo da Internet: A gentileza das Crianças

- Coral com Músicas Natalinas
- Painel da Solidariedade
- Bingo de Valores
- Painel: Mãos Unidas (desenhar o contorno das mãos e escrever dentro de cada uma, suas qualidades)
- Oficina de Valores e Boas Maneiras

MATERIAL: 
- Livros de história
- DVDs
- CDs
- Dicionário
- Textos de diferentes gêneros
- Jornais
- Revistas
- Jogos diversos
- Material de sucata
- Tintas, papéis, pincéis...
- Filmes
- Computador, datashow





ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Observação diária do aluno
- Produções e participação do aluno
- Testes e Provas Bimestrais









https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixNurOww5lksTh5iCFA1Oms9Wj5z8W0XkzIUjtXROkgyrIDSbLKIsNErvZ8QTZX-887RzvtoSUtneLPRHdE4ZA6DUbgUF417GEhruHrfaGZHst-Aoud-Z0ZOgH3PlXpi38D6DD8FAXXHk/s1600/20131001_115619.jpg

https://www.aprenderebrincar.com/2016/02/projeto-gentileza-gera-gentileza.html


Movimento gentil - desafio escolas














quinta-feira, 4 de abril de 2019

Cultura tóxica




Ambientes tóxicos deixam as pessoas doentes, fazem os projetos falharem e fazem os melhores funcionários desistirem.

" o seu valor não diminui baseado na incapacidade de alguém em ver o seu valor."

 "A cultura/educação são mais importante do que a visão. Alguns líderes têm uma grande visão, mas criaram uma cultura tóxica onde essa visão nunca vai acontecer. "




Trabalhar num ambiente tóxico:


1. Trabalha-se de forma desorganizada

Quando não há um plano de trabalho bem definido existe confusão nas funções e nas tarefas a desempenhar, com trabalhadores a fazerem o trabalho uns dos outros, pisando os calcanhares uns aos outros aqui e ali. 

2. As regras não são cumpridas

Até podem existir regras bem definidas no trabalho, mas ninguém faz questão de as seguir.

3. Cada um trabalha para o seu lado

Num ambiente de trabalho tóxico o trabalho em equipa é inexistente. Cada um trabalha no seu canto, puxando a brasa à sua sardinha.

4. As pessoas passam por cima uma das outras

Um dos aspetos que definem um péssimo ambiente de trabalho é os trabalhadores não se respeitarem, ignorando os outros, mentindo e não se importando em prejudicar os outros só para ficarem numa posição mais confortável na empresa.

5. Outros ficam com o seu mérito

Quando não há respeito no local de trabalho, há sempre alguém disponível para receber os créditos do trabalho doutra pessoa, mesmo que injustamente.

6. As pessoas erradas são recompensadas

Já viu pessoas pouco habilitadas e pouco esforçadas a serem promovidas? Algo de errado se pode estar a passar no local de trabalho.

7. Fala-se mal pelas costas

Também consegue reconhecer um mau ambiente de trabalho quando presencia pessoas a falarem mal umas das outras pelas costas em vez de discutirem abertamente os problemas.

8. Aponta-se o dedo às pessoas

Em vez de procurar soluções, a preocupação está em encontrar os culpados da situação, para os crucificar como exemplo para os restantes trabalhadores.

9. Existem discussões 

O stress no trabalho mexe com os nervos de todos, mas verificar discussões com frequência coloca um local de trabalho na lista dos ambientes tóxicos para um trabalhador.

10 Não há convívio

Num bom local de trabalho as pessoas convivem entre si, riem e passam bons momentos. Num mau local de trabalho as pessoas fogem ao contacto umas com as outras, estando mortas para que chegue a hora de saída para irem para casa.