Comentário sobre o Cap. V – Estilos de Aprendizagens em Plataformas Digitais


Este capítulo retrata a conjugação da teoria dos estilos de aprendizagem com os estudos derivados na vertente do uso da tecnologia no ensino.

Desta forma, a teoria dos estilos adotada é a desenvolvida por Catalina alonso e Domingo Gallego, a qual define a existência de quatro estilos: Teórico, Reflexivo, Ativo e Paragmático, sendo que uma pessoa não tem apenas um, pode sim ter maior tendência para um.

Quando se verifica qual a tendência predominante na teoria dos estilos de aprendizagem, então essa vertente poderá ser explorada, para, deste modo, se obter maior rentabilidade na aprendizagem do educando. Para tal, as tecnologias para a educação podem ser utilizadas de forma a permitir a construção de exercícios, estratégias pedagógicas ou atividades adaptadas a cada estilo.

Uma vez que as caraterísticas do ensino presencial são diferentes das do espaço virtual, este último também possui particularidades intrínsecas. Torna-se importante conhecer os tipos de uso do espaço virtual, conforme o estudo de Barros (10), que define quatro estilos de utilização: O participativo no espaço virtual; Busca e pesquisa no espaço virtual; Estruturação e planeamento no espaço virtual e Ação concreta e produção no espaço virtual. Na sequência, desta definição foi ainda traçado um perfil tipo do utilizador do espaço virtual.
Este estudo, salientou ainda alguns pontos que deverão ser tidos em conta para otimizar o processo de ensino aprendizagem na educação formal virtual.

Quando conjugamos os vários elementos, mencionados anteriormente, podemos verificar que podemos potenciar o rendimento de cada estudante virtual, começando pela descoberta do estilo de aprendizagem de cada um, tal como sugerido pela autora do livro. No entanto, todos estes elementos terão de ser integrados numa plataforma digital, a qual deve ser enriquecida, tendo em consideração os vários pontos já mencionados. Realço que a mediação neste tipo de ensino tem uma importância elevada, requer que os docentes possuam formação e experiência para levarem esta nobre tarefa, em conjunto com os estudantes, até ao sucesso.

Bibliografia: 
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal

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