Usar vários sentidos, é isso
que queremos dizer quando empregamos o termo “experiência sensorial”. Uma
experiência sensorial rica é tudo o que o cérebro dos pequenos precisam para
desenvolver as habilidades que serão necessárias para interagir com o ambiente
com sucesso.
Essa realidade é válida para
qualquer criança e em qualquer contexto, incluindo a criança com deficiência.
Aliás, as deficiências “impedem” que essa experiência seja algo espontâneo, que
flui com a rotina dos pequenos, e exige dos pais e adultos envolvidos com a
criança, terapeutas, familiares e cuidadores, uma “forcinha” a mais!
A busca por experiência com
diversos estímulos surge naturalmente enquanto os pequenos se desenvolvem,
basta prestar atenção no tipo de brincadeira que eles escolhem: girar, pegar na
areia, prestar atenção nas cores e até bater para escutar sons.
A leitura pode também ser
incrementada com uma boa dose de estímulos e as dicas de como fazer isso :
Primeiro de tudo LER EM VOZ
ALTA um livro com imagens pode ser uma atividade ativa e envolvente para a
criança com o uso de algumas estratégias fáceis. Aqui estão cinco maneiras de
como você pode fazer a leitura de um livro de imagens uma experiência
sensorial:
Adicionar textura a um livro de imagens usando uma pistola de cola quente para
fixar um material que é apropriado. Por exemplo, colar uma bola de algodão para
as ovelhas. Como você está lendo o livro, vai incentivar a criança a tocar
nas ovelhas e o que sente (por exemplo, macio, fofo etc.).
Anexar
textura em um livro pode ser muito útil para enriquecer a leitura, dando mais
informações sobre os personagens e os contextos, aumentando a memorização da
história, aproximando os elementos da realidade e deixando a criança mais
envolvida na atividade. Para os pequenos leitores com deficiência visual
adicionar texturas torna o livro mais viável à compreensão, bem como todas as questões
ditas acima.
Usar recursos visuais e/ou adereços é
outra estratégia. Mas o que são recursos visuais ou
adereços? Por exemplo, usar a miniatura de animais presentes no livro ou
objetos que os personagem usam ou têm contato. Uma vaca que gostava de cozinhar
no livro pode ser representada por um bicho de borracha e você pode incrementar
com utensílios da cozinha, uma panelinha e uma colher de pau. Ao usar essa
estratégia você ajuda a criança a recontar a história e a trazer os objetos que
estão ao redor dela em um contexto diferente. Sentir e manipular os
recursos visuais e/ou adereços, enquanto você lê a leitura do livro da história
pode ajudar a tornar tudo mais rico e envolvente.
Reproduza os sons dos elementos do livro. Como você está lendo o livro, você pode
incentivar a criança a criar os sons das ações do livro. Os sons estão difícil
para a criança fazer? busque brinquedos que reproduzam esse som ou outros
elementos da casa. Incentive continuamente a criança a a imitar os sons, mesmo
que eles não não se aproximem do pretendido, o que vale é a participação, o
envolvimento!
Para
a criança que é minimamente verbal ou não-verbal, você utilizar recursos
para a comunicação aumentativa e alternativa para os sons, recursos usados para
crianças que precisam de imagens para se comunicar.
Utilize os odores e sabores. Esta é uma estratégia interessante, embora não funcione para todos os livros, mas seja criativo! Por exemplo, quando a leitura envolve uma história com elementos amadeirados, procure fragrâncias assim dentro da sua casa ou do ambiente de está com a criança. Aromas de baunilha, chocolate, dentre outros podem ser encontrados em algumas cozinhas. Experimente!
Mexa-se!! Ao
ler um livro se levante e imite certos movimentos. Se o personagem do livro
está na natação, imite uma pessoa nadando. Se o personagem está saltando,
salte! Incentive a criança a também fazer.
Usando
essas dicas você vai tornar a experiência de ler ainda mais rica e até
democrática!
Sem comentários:
Enviar um comentário