domingo, 7 de janeiro de 2018

Aprendizagem social-emocional na sala de aula do século XXI



A aprendizagem social-emocional é definida como as habilidades usadas para entender e gerenciar nossas próprias emoções, e reconhecer e mostrar empatia pelas emoções dos outros. Esse conceito surgiu em meados da década de 1990 de pesquisa em torno da inteligência emocional. A pesquisa atual vem investigando como essas habilidades e processos podem ser desenvolvidos na sala de aula para ajudar os alunos a estabelecer relações positivas, estabelecer metas e realizar uma tomada de decisão responsável.  
Em seu guia " Programas de Aprendizagem Emocional Social Eficaz ", o Colaborativo para a Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional (CASEL), citou cinco competências básicas que podem ser desenvolvidas através da instrução em sala de aula e do envolvimento dos alunos para apoiar o SEL. Abaixo, exploramos como estes podem ser abordados nas melhores práticas para a competência global.

1. Autoconsciência

A "autoconsciência" é descrita como a capacidade de um aluno reconhecer com precisão seus próprios pensamentos e emoções e entender como isso pode influenciar seu comportamento.
Um dos principais componentes da aprendizagem global é a oportunidade de ponderar as perspectivas . Para fazer isso, pedimos aos alunos que reconheçam seus próprios preconceitos e visões de mundo e explorem como aqueles podem influenciar suas observações sobre o mundo ao seu redor.
Desenvolver um espaço seguro e um processo para que os alunos explorem suas próprias forças e interesses únicos podem acontecer de várias maneiras na sala de aula. Planos de educação individualizados ou carteiras podem ajudar a abrigar diferentes atividades que os alunos curaram para "conhecer você mesmo". As avaliações são excelentes pontos de partida, mas apenas tornam-se significativas com reflexão e aplicação em todo o conteúdo ao longo do tempo.
Como educadores globais, podemos trazer esse conhecimento personalizado através da extensão iniciando um projeto com uma abordagem baseada em pontos fortes, ou usá-lo como uma forma de os alunos refletirem em uma experiência de aprendizagem em qualquer área de conteúdo.
Recursos : Confira essas lições em torno da identidade e da autoconsciência de atos aleatórios de bondade , ou estes da Educação Mundial , que ajudam a desenvolver os próprios conceitos dos estudantes.

2. Auto Gestão

A "autogestão" reflete a capacidade do aluno de regular com sucesso suas emoções e comportamentos em diferentes situações. 
Como aprendentes globais, convidamos os alunos a investigar o mundo ao seu redor e a explorar situações fora de sua experiência cotidiana. Ao fazê-lo, eles se expõem a questões e desafios além de sua zona de conforto a partir de uma variedade de fontes. Criar tempo para conversar sobre esse processo em si e a vulnerabilidade que podem ter sobre pesquisar problemas que não têm uma resposta "certa" é uma oportunidade de crescimento.
Recursos : Veja esses recursos da Teaching Tolerance , que ajudam os alunos a explorar a variedade da experiência humana, e estes de Mindful Schools para idéias sobre como integrar práticas de autogestão em sua sala de aula. 

3. Consciência social

A "consciência social" defende a capacidade do aluno de ter a perspectiva e simpatizar com os outros, incluindo aqueles de origens e culturas diferentes.
No seu núcleo, esta é a lógica final para o aprendizado global, não é? Embora o conhecimento do conteúdo ainda seja crítico, é essa habilidade que permite que os alunos conheçam algo sobre o mundo ao seu redor. Como educador, fui culpado de passar mais tempo tentando conectar meus alunos com salas de aula em todo o mundo do que com outros estudantes em toda a sala de aula. 
A importância da empatia tem sido associada a tudo, desde o sucesso das empresas até a carreira e tem um enorme impacto na capacidade dos alunos para formar relacionamentos bem-sucedidos ao longo da vida. Isso lhes proporciona a curiosidade necessária para fazer perguntas significativas sobre o mundo e uma plataforma sólida para o pensamento crítico em torno dos desafios da vida real. 
Recursos : Confira essas lições baseadas em projetos em torno de desenvolver a empatia dentro da sua sala de aula de atos aleatórios de bondade , e estes para aplicação global da Asia Society .

4. Habilidades Relacionadas

As "habilidades de relacionamento" abordam a capacidade do aluno de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis ​​e gratificantes com diversos grupos e indivíduos. 
A competência global exige que um aluno seja capaz de comunicar idéias para uma variedade de públicos-alvo. Podemos fazer isso em projetos de pequenos grupos e desafios de design ou apresentações de aulas para dar aos alunos a oportunidade de se expressarem. Enquanto falar e ouvir são parte de nossos padrões de linguagem, os alunos também devem navegar novas formas de relacionamentos em seus mundos, como aqueles através das mídias sociais. Além disso, as relações intergeracionais anteriormente inerentes estão se tornando menos comuns, já que as comunidades têm menos oportunidades de se envolver entre gerações. O que estamos fazendo para ajudar os alunos a cultivar habilidades para mantê-los seguros no mundo digital e ficar conectado no real? Ajustes simples na forma como pedimos ou avaliamos como os alunos estão se comunicando podem ajudar a construir habilidades de relacionamento.
Recursos : Confira essas atividades da ACT para a Juventude projetada para ajudar os alunos a construir e gerenciar relacionamentos positivos, e estes de Common Sense Media sobre cidadania digital . 

5. Tomada de decisão responsável

A "tomada de decisão responsável" destaca a capacidade do aluno de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais baseadas em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais.
Estudantes globalmente competentes se sentem capacitados para agir . Para muitos de nós, a evidência de que a aprendizagem ocorreu em nosso 21 st sala de aula -century é que alguma ação ocorreu como resultado da investigação do aluno. A capacidade de agir vem da confiança e da atualização integrada no processo de investigar o mundo, pesando perspectivas e comunicando idéias. Quando os alunos recebem a oportunidade de praticar essas competências globais em sua sala de aula, sua capacidade de tomar decisões responsáveis ​​fora da sala de aula também aumenta.
Recursos : Confira essas lições em torno da tomada de decisões do Discovery Education, outras atividades adicionais de Atos Aleatórios de Bondade que apoiem a aprendizagem social emocional.
Existem muitos motivos convincentes para incorporar o aprendizado social-emocional na prática da sala de aula, e uma recente análise custo-benefício fornece mais uma. Em um relatório de 2015,pesquisadores da Universidade de Columbia divulgaram dados que mostram o retorno do investimento em programas de SEL para ser de 11 a 1 em seis intervenções diferentes que investigaram. Este retorno sobre o investimento poderia ser calculado em termos de menores taxas de abandono escolar, custos reduzidos de saúde mental, resultados salariais mais elevados e menor necessidade de serviços públicos.
Embora os professores tenham compartilhado por muito tempo evidências anedóticas dos benefícios a longo prazo da SEL, os dados recentes apresentam uma ótima oportunidade para tornar prioritária o próximo ano letivo.
Heather Ridge 
http://blogs.edweek.org/edweek/global_learning/2017/07/5_ways_to_support_social-emotional_learning_in_the_21st_century_classroom.html

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