Este capítulo
retrata a conjugação da teoria dos estilos de aprendizagem com os estudos
derivados na vertente do uso da tecnologia no ensino.
Desta forma, a
teoria dos estilos adotada é a desenvolvida por Catalina alonso e Domingo
Gallego, a qual define a existência de quatro estilos: Teórico, Reflexivo,
Ativo e Paragmático, sendo que uma pessoa não tem apenas um, pode sim ter maior
tendência para um.
Quando se
verifica qual a tendência predominante na teoria dos estilos de aprendizagem,
então essa vertente poderá ser explorada, para, deste modo, se obter maior
rentabilidade na aprendizagem do educando. Para tal, as tecnologias para a
educação podem ser utilizadas de forma a permitir a construção de exercícios,
estratégias pedagógicas ou atividades adaptadas a cada estilo.
Uma vez que as
caraterísticas do ensino presencial são diferentes das do espaço virtual, este
último também possui particularidades intrínsecas. Torna-se importante conhecer
os tipos de uso do espaço virtual, conforme o estudo de Barros (10), que define
quatro estilos de utilização: O participativo no espaço virtual; Busca e pesquisa
no espaço virtual; Estruturação e planeamento no espaço virtual e Ação concreta
e produção no espaço virtual. Na sequência, desta definição foi ainda traçado
um perfil tipo do utilizador do espaço virtual.
Este estudo,
salientou ainda alguns pontos que deverão ser tidos em conta para otimizar o
processo de ensino aprendizagem na educação formal virtual.
Quando conjugamos
os vários elementos, mencionados anteriormente, podemos verificar que podemos
potenciar o rendimento de cada estudante virtual, começando pela descoberta do
estilo de aprendizagem de cada um, tal como sugerido pela autora do livro. No
entanto, todos estes elementos terão de ser integrados numa plataforma digital,
a qual deve ser enriquecida, tendo em consideração os vários pontos já
mencionados. Realço que a mediação neste tipo de ensino tem uma importância elevada,
requer que os docentes possuam formação e experiência para levarem esta nobre
tarefa, em conjunto com os estudantes, até ao sucesso.
Bibliografia:
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal
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