segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O Prejuízo da Desonestidade e o Lucro da Ética • Leandro Karnal


Ética é sempre um fenómeno racional 

Pequena ética: etiqueta.
Grande ética: normas de convívio, valores de conduta

A etiqueta trata como devemos respeitar o espaço do outro através de uma recomendação básica que é multiplicar as palavras: "com licença, por favor e muito obrigado"

"A virtude ética é adquirida pelo hábito, não nascemos com ela" Aristóteles.

1º mandamento de Aristóteles:
- As Crianças são amorais, as crianças não sabem o que é certo ou errado,  nem medem as consequências dos seus atos, elas tem que ser ensinadas.
"Toda a criança mimada torna-se um imbecil e os pais estão a criar alguém incapaz, desagradável e inútil no futuro . Para se educar tem que se estabelecer limites que por sua vez provocam trauma e aí começa a educação." 
Se a criança apanha um choque ao colocar o dedo na tomada ela não voltar a tocar- ação/reação - educar é estabelecer limites e aristóteles defende isso desde o inicio, ela é adquirida com hábito.
Nós podemos moldar o ser humano para que ele aprenda a perceber o espaço do outro e aprenda que ele não é unico no mundo. Nós podemos moldar o ser humano para que ele saiba que faz parte de um todo, não é a única pessoa neste planeta e com isso ele vai desenvolver um senso ético.


1º conselho Aristotélico: 
Eduquem. Hoje isto não se aplica só a crianças também é importante a educação dos adultos.


Toda a base Aristotélica e do mundo Aristotélico assenta na ideia de:

1 - RESPONSABILIDADE - É o primeiro passo da ética pois não passo a observar o mundo apenas como espetador, mas entendendo que sou parte deste processo, "o que acontece passa por mim". Quando se fala no geral,por exemplo numa frase onde se diz que na cidade o transito é caótico e violento e as ruas são sujas e se questiona "qual é a minha participação nisso, o que estou a fazer para melhorar isso ou a colaborar?". 

O espaço do outro é o que define toda a ética. O que é o espaço do outro? o que eu posso fazer ou não?, qual o limite daquilo que eu posso? 



"Do micro ao Macro. A politica é o resultado de uma sociedade ética ou não ética."


"Querer fazer algo tornou-se sinónimo de PODER fazer algo. Porque as pessoas tem agora como regra ética a distinção apenas do seu PODER, então aqueles que podem mais fazem mais e os que fazem menos, fazem menos."

Várias questões se colocam:

"Subversão de valores éticos como meta de sucesso."
Estarão as pessoas a orgulhar-se do ilícito?

"Eu não me vou orgulhar de um momento de fraqueza, que por falta de caráter ou falta de oportunidade ou de consciência eu fiz alguma coisa errada, eu vou ter vergonha disso. Eu vou ter vergonha todas as vezes que eu for mentir para as pessoas que eu gosto."
"Eu não me posso orgulhar do mal, essa é a grande questão porque este é o modelo apresentado ao mundo. Este é o homem que venceu por ter passado por cima das regras"



"Hoje a Síria é um pais em que temos como exemplo a ausencia de ética, onde tres grupos, igualmente homicidas, um ditador, um grupo de rebeldes e o estado islamico estão se matando, onde quem matar mais vence. Quando tres não estão dialogando mais, não tem nenhuma ética e não tem mais diálogo e a população Síria tem que se atirar no mar ". A ética estabelece limites e um dos pontos importantes é o da questão física."
"Quando não há mais ética não é mais possível a vida em conjunto."




"Eu devo ser a transformação que eu quero no mundo." 
"Se eu for um defensor da ecologia, na minha casa faz-se a reciclagem do lixo."
"Se eu sou contra preconceitos absurdos como machismo, homofobia e racismo eu tenho que mostrar ao mundo, pelo meu exemplo, aquilo que eu quero." 
Onde se mede a ética? começa por ser com as pessoas que nos rodeiam.


"Eu tenho que ser a transformação que quero ver no mundo"


"A vida sem ética dá mais trabalho"
"Porque a pessoa sem ética tem que mentir e ter uma excelente memória, tem que ser perfeita nessa memória".
"Eu posso roubar de uma empresa publica e dar-me bem com isso, posso conseguir uma casa em Brasilia e posso conseguir um iate, mas um dia pode ser que alguém perceba isso. Então eu vou viver a vida inteira com medo que aquilo que eu disse e fiz seja descoberto."
"A vida ética é mais fácil."

"Quando a policia manda parar eu saio tranquilo, porque todos os documentos estão em ordem."




https://www.youtube.com/watch?v=zKSJePqJ9Y8

1 comentário: