sábado, 5 de setembro de 2020
Licenciatura em Educação - de que forma atua na nossa sociedade.
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Pós-graduação. Uab
Licenciatura em Educação - competências
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sábado, 29 de agosto de 2020

"O diretor do SESC, Danilo Miranda, opina sobre o caráter educativo da instituição, discutindo sobre
educação não formal e do que ele acha fundamental dentro de um local educativo"
"Qual o carater educativo que nós temos?
"Como funciona a educação não formal?
O que é a escola do futuro?
"O fundamental é a convivência e a preparação para a vida, é o conhecimento de muitas coisas e muitos elementos dentro de um carater educativo muito mais amplo
com muitos outros elementos que complementam a educação"
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Licenciatura em Educação
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Licenciatura em Educação
Licenciatura
em
Educação
Forma profissionais com o estatuto de técnicos superiores de Educação/Formação capazes de intervir em
diversos contextos educativos, dotando-os com saberes e competências que lhes permitem:
Observar e analisar contextos socioeducativos
- de organizações com valências
educativas e formativas-de atividades onde existam
dimensões de educação,- de formação e de aprendizagem
ao longo da vida;
Desempenhar funções
de apoio na
identificação de problemas educacionais,
1.
no
desenho curricular de cursos,
2.
na
planificação,
3.
organização,
4. gestão
5.
avaliação
de programas e projetos,
6.
na
formação de educadores
7.
e
agentes de desenvolvimento local,
8.
na
animação socioeducativa,
9.
na
intervenção comunitária e
10. na mediação.
Este Ciclo de Estudos confere ao Licenciado em Educação
saberes e competências que o capacitam para atuar
dentro e fora do Sistema Educativo,
designadamente:
Ø ao nível da Educação,
Ø da Formação,
Ø da Gestão da Formação,
Ø da intervenção Sociocomunitária e
Ø da Mediação Educacional.
O licenciado em
Educação desenvolve competências para desempenhar, entre outras, funções ao
nível de:
1. - educação e
formação para a cidadania;
- formação
(pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e
de intervenção socioeducativa;
- formação
em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de
adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção
socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção,
coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas,
ligadas à: educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que
inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
- formação
(pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e
de intervenção socioeducativa;
- formação
em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de
adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção
socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção,
coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas,
ligadas à: educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que
inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
- formação
(pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e
de intervenção socioeducativa;
- formação
em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de
adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção
socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção,
coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas,
ligadas à: educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que
inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
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segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Emoções - o maior desafio educacional do século
"Para as crianças a critica funciona mais como um ataque pessoal e é mais provável que a ponham na defensiva do que a tornem cooperante"
Saber dialogar com os filhos
"Agora já percebeste porque razão..."
"É importante as crianças aprenderem o que são os limites e as consequências"
"É essencial que aprendam a pensar e a refletir"
"Demasiado enfase na culpa ou no castigo criam separação e não aproximação"
É muito importante a forma como se comunica.
""A verdade é que todos cometemos erros e que os acidentes acontecem"
"Esperar o pior por parte dos filhos não os ajuda"
Mais do que "chatear" e "culpar"
devemos procurar estratégias para começar a destacar:
o "lembrar", o encorajar o "aprender" e "pensar".
"Lembra-te de por as meias no cesto da roupa suja"
"Lembra-te de..."
"Permitir aos nossos filhos que nos ensinem novas formas de ver o mundo cria uma experiência familiar dinâmica, com a qual todos podemos aprender a crescer em conjunto."
"As crianças aprendem com o que vivem"
"À medida que o stress se instala, perdemos a nossa serenidade"
"
"A forma positiva como reagimos ao stress depende da nossa capacidade de lidar com os nossos sentimentos de impaciência, insatisfação, aborrecimento e irritação em momentos de tensão"
"Estes «pequenos» sentimentos precisam de ser reconhecidos e tratados de forma criativa à medida que surge, pois de outra forma vão-se ampliando com o passar do tempo e transformam-se em «grandes» sentimentos - primeiro, um ressentimento que começa a aquecer e depois uma enorme raiva, que pode explodir nos momentos críticos.
"Se não tivermos tempo para uma mudança de atividade. podemos simplesmente concentrar-nos na nossa respiração, fazendo inspirações profundas e contar lentamente até dez, como costumavam fazer as nossas avós"
"O objetivo é libertar a pressão e voltar a sentir-se mais controlado"
"Isso não só nos ajudará a ultrapassar um momento de tensão, como constitui um bom exemplo para os nossos filhos"
"Que tipo de animal é que hoje te sentiste na escola?"
Os pais podem perceber a necessidade dos seus filhos pela forma como eles vão explicando e se exprimindo"
"As crianças mais pequenas precisam especialmente da nossa atenção para aprenderem a exprimir os seus sentimentos através de palavras, em vez de os manifestarem através de ações".
"As crianças precisam aprender a lidar com as emoções"
"Dispor de tempo para os ouvir, para os ajudar a definir os seus sentimentos e para os encorajar a por em prática as suas melhores ideias é uma forma de lhes mostrar que nos preocupamos com a injustiça na vida do dia a dia"

"Os filhos precisam que dirijamos a nossa atenção especificamente para os seus pontos fortes e fraquezas"
"Uma forma de neutralizar sentimentos de favoritismo é reservando um tempo especial para cada filho, individualmente."
"Isto dá-lhes tempo de estarem juntos e para falar."
"É importante elogiar os pequenos gestos de respeito, gentileza estimulando-os a continuar a crescer nessa direção".
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