segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Vll Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem

Nos dias 4, 5 e 6 de Julho de 2016, na cidade de Bragança, Portugal, realiza-se o VII congresso que pretende reunir docentes, investigadores e profissionais das áreas, com particular interesse em estilos de aprendizagem, educação, tecnologias e inovação.



11/01/2016  Submissão de resumos
14/03/2016  Submissão dos artigos completos
25/04/2016  Submissão da versão final
25/04/2016  Inscrição dos autores

04/07/2016  Congresso



http://www.cmea.ipb.pt/submissaopt.html


https://www.youtube.com/watch?v=SvMLLBTroyM

JUVENTUDE E RISCO SOCIAL: UMA QUESTÃO DE OLHAR(ES)?

"O risco, a incerteza, o paradoxo, a dúvida marcam intensamente as sociedades contemporâneas. Os modos de vida actuais estruturam-se em torno de um ideal de ordem social que se afasta de todos os tradicionais e conhecidos até à data e onde a percepção de risco é determinante. A explosão de uma sociedade mediática com acesso massivo, e em simultâneo, à mesma informação por parte de indivíduos e de grupos em qualquer ponto do mundo tem vindo a acarretar a divulgação e promoção de novos estilos de vida superando-se em todos os aspectos os limites da territorialidade. Importa aqui reflectir sobre os potenciais significados que podem ser atribuídos ao crescimento dos desvios e das infracções, designadamente por parte de jovens, associado ao desenvolvimento de uma sociedade de consumo cujos padrões de exigência no acentuar de um individualismo, quantas das vezes exacerbado, estão correlacionados com o surgimento ou reforço de manifestações de não inclusão de entre as quais as diversas formas de expressão da violência disso poderão constituir-se como das mais representativas (ROCHÉ, 2003)."
Maria João Leote de Carvalho



Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais

"Os pais se mostram como modelos, favorecendo ao filho captar a mensagem, interiorizando e utilizando-a quando necessário. Os pais utilizam o raciocínio, ensinam seus filhos a analisar as conseqüências de seus atos, promovendo, assim, valores de autodireção e valores pró-sociais. Neste caso, os filhos possuem um papel ativo na definição de sua conduta (Baumrind, 1971, 1978, 1991; Kochanska, Kuczynski e Radke-Yarrow, 1989). No estilo autoritário, os pais dão ordens, fixam regras que não podem ser discutidas e impõem castigos severos. As mensagens são transmitidas de modo impositivo e, deste modo, é provável que o filho adote uma atitude de submissão, acatando, momentaneamente, os valores, mas sem haver uma interiorização. Os pais autoritários fomentam valores de conformidade e inibem valores de autodireção (Maccoby e Martin,1983; Kochanska, Kuczynski e Radke-Yarrow, 1989). Já no estilo permissivo evidenciam-se altos níveis de comunicação e afeto e baixos níveis de exigência e, conseqüentemente, pouca supervisão ao cumprimento das normas. Os pais tendem a se adaptar aos filhos procurando identificar e satisfazer suas necessidades e exigências. As famílias indulgentes, de acordo com essa nova categorização, apresentam alto envolvimento afetivo, e baixo monitoramento e controle parental. Normalmente,são pais tolerantes, que fazem poucas demandas de comportamento maduro, permitindo que os filhos se auto-regulem. Neste sentido, fomenta-se a autonomia e a independência (autodireção) e inibem-se valores pró-sociais (de solidariedade e justiça). As famílias negligentes não são nem exigentes e nem responsivas. Estes pais não monitoram o comportamento de seus filhos e nem dão suporte para seus interesses. Os pais estão mais preocupados com seus próprios problemas e não engajados nas responsabilidades parentais.
Claudete Bonatto Reichert
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas-RS)
Adriana Wagner
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)




Filme O Substituto

"Acreditar deliberadamente em mentiras. (...)'preciso estar linda para ser feliz'; 'preciso de uma cirurgia para ficar bonita'. (...) Trata-se de um holocausto. 24 horas por dia, para o resto de nossas vidas. A energia que movimenta trabalha arduamente no nosso emburrecimento até a morte. Então, para nos defendermos e pelejarmos contra esse processo de emburrecimento de nosso pensamento precisamos aprender a ler, para estimular nossa própria imaginação, cultivar nossa própria consciência, nosso próprio sistema de crenças. Todos nós precisamos desta habilidade para defender, preservar nossas vontades próprias."






https://www.youtube.com/watch?v=eHU4AHa7uPI
http://cinemaateca.blogspot.pt/2013/05/critica-o-substituto-detachment-2011.html  
Cena do filme "O Substituto" (Detachment, 2011)


Educar e inspirar pessoas para mudar o mundo.

Cenas do Filme " A corrente do Bem ".
Essas cenas mostra o que podemos fazer para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para viver!


https://www.youtube.com/watch?v=YoK6nxFimgA

Mudar o mundo - filme educativo


Direitos Humanos e da Criança;
Direito à alimentação;
Direito à familia;


https://www.youtube.com/watch?v=pJ5LjmO9FZ8

Os afetos


A afetividade é um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções que provocam sentimentos. A afetividade se encontra “escrita” na história genética da pessoa humana e deve-se à evolução biológica da espécie. Como o ser humano nasce extremamente imaturo, sua sobrevivência requer a necessidade do outro, e essa necessidade se traduz em amor.

Pense nisso!

Celso Antunes



Investigação em Educação e os Resultados do PISA.

"Os estudos internacionais proporcionam um importante acervo de informação, a partir do qual é possível desenvolver investigação que concorra para um melhor conhecimento do sistema educativo e para a identificação de tendências evolutivas, num quadro de comparação internacional. É deste modo que se poderão construir as bases de conhecimento para apoio às recomendações sobre as políticas educativas.

http://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1071-publicacoes-cne-investigacao-em-educacao-e-os-resultados-do-pisa#.Vm7ysecqf-M.facebook