terça-feira, 8 de outubro de 2024

Como lidar com a perda de alguém que amamos | Augusto Cury

"Lidar com a #perda de alguém que amamos é extremamente difícil, mas, em muitos casos, o luto não termina nunca. O psiquiatra e escritor Augusto Cury explica que o #luto crônico faz a pessoa adoecer a ponto de não ser mais a #protagonista da própria história. Em conversa com o #EmoçõesInteligentes, ele conta como conseguiu quebrar o ciclo de desespero entre seus familiares depois de uma tragédia na família e, ainda, que faz uso das mesmas ferramentas para atender pacientes que o procuram com dificuldade em lidar com a perda de filhos e outros entes queridos".

Como Combater Pensamentos Negativos! - Carina Pirró

Carina Pirró é Especialista em Comportamento Humano, Psicologia Clínica e Neurociências.

Masterclass Ciência das Emoções

Nesta Masterclass vamos abordar os seguintes tópicos: Como é que as Emoções Surgem Como as Emoções Impactam a nossa Tomada de Decisão O que é a Inteligência Emocional Como Aumentar a nossa Inteligência Emocional Como Gerir as nossas Emoções

A Kológica de Paulo Moreira sobre Inteligência Emocional

No primeiro episódio especial do podcast Kológica ao vivo no Blissfest, o convidado é o Paulo Moreira, especialista em Inteligência Emocional, autor de best-sellers e fundador da marca Treino Inteligência Emocional®. Este episódio foi gravado com a presença do público deste festival de desenvolvimento pessoal e bem-estar e por isso a energia é bem diferente. O episódio explora temas fundamentais sobre a inteligência emocional, começando com uma discussão sobre a raiva, uma emoção controversa em ambientes de bem-estar. Paulo partilha as suas experiências pessoais e fala-nos dos perigos de suprimir emoções como esta. Ao longo da conversa, são abordadas questões como a predisposição genética na gestão de emoções, a influência cultural na inteligência emocional, a alexitimia e a positividade tóxica. Este é um episódio cheio de insights e algumas dicas sobre como desenvolver a nossa inteligência emocional.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A ideia fundamental da pedagogia social

 


Na maioria das sociedades há problemas e desajustes que afetam de maneira muito especial os setores mais desfavorecidos. A pobreza extrema, o abandono escolar, a violência nas ruas e a falta de expectativa profissional são circunstâncias que têm relação direta com os grupos mais humildes. A pedagogia social é precisamente a disciplina que tenta corrigir todas as circunstâncias que afetam negativamente os grupos mais desprotegidos e, de maneira especial, as crianças.

A pedagogia social parte de um princípio geral: para que haja uma mudança na sociedade é necessário incorporar estratégias educativas que facilitem a transformação social. Em outras palavras, não há mudança social sem educação.





A partir da pedagogia social se realiza duras críticas às abordagens educativas convencionais


Para os profissionais desta área, o importante é que a educação deve ser entendida como uma ferramenta para transformar a sociedade e não como um sistema para legitimar as diferenças de classe social. Neste sentido, o modelo formativo proposto está baseado em ensinar conteúdos que promovam o desenvolvimento integral do aluno.

Para alcançar este objetivo o aluno deve sentir-se integrado a uma comunidade e os recursos didáticos e métodos de aprendizagem devem estar diretamente relacionados ao seu contexto social.

Na prática, os pedagogos desta corrente tratam de prevenir conflitos, corrigir deficiências na socialização dos indivíduos e favorecer a reinserção daqueles que sofrem de alguma forma de exclusão social.




Pedagogia Social - Conceito e o que é (conceitos.com)

https://conceitos.com/pedagogia-social/




sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

"Porto de abrigo". Lar de São João de Ver distinguido com Selo Humanitude

 


Há nove anos, um lar de idosos em São João de Ver, Santa Maria da Feira, adotou uma filosofia de cuidados de origem francesa.

Agora o trabalho foi reconhecido com o Selo Humanitude, uma certificação que distingue práticas diferenciadoras nos cuidados prestados.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/porto-de-abrigo-lar-de-sao-joao-de-ver-distinguido-com-selo-humanitude_v1539463

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Escolas de Empatia: o projeto que quer acabar com o bullying entre os mais novos



“O projeto Escolas de Empatia surgiu da adaptação do projeto europeu Houses of Empathy, um projeto internacional que a associação Par – Respostas Sociais promoveu em parceria com instituições de Itália, Irlanda do Norte, Espanha e aplicou em Portugal. Este projeto tinha como objetivo reduzir os índices de bullying entre pares em casas de acolhimento. Tendo em conta o impacto positivo do projeto nas casas onde foi implementado e devido à problemática crescente de situações de violência entre pares nas escolas, surgiu a ideia da adaptação do programa para o contexto escolar”, explicou ao Delas.pt Andreia Nogueira, psicóloga e responsável pelo projeto Escolas Empatia.

À semelhança do que aconteceu no anterior ano letivo, o Escolas de Empatia, enquanto projeto-piloto, vai continuar a ser aplicado nas turmas do 1º ciclo da Escola Básica Teixeira de Pascoais, em Alvalade, em parceria com a Associação de Pais. Contudo, o objetivo é alargar a intervenção a outras instituições de ensino, uma vez que o programa pode ser adaptado a crianças e jovens mais velhos. Para isso basta contactar a Par – Respostas Sociais através dos contactos disponíveis no site

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“O projeto contempla outras atividades além do programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais dirigido às crianças. Ao longo desde primeiro ano foram realizados workshops dirigidos aos encarregados de educação e às assistentes operacionais. Defendemos uma abordagem holística nas nossas intervenções, pois a ação transformadora ocorre de forma mais eficaz quando se envolve toda a comunidade e, neste caso, os agentes educativos das crianças alvo do nosso projeto“, revelou a psicóloga.

Segundo dados da UNICEF, mais de 150 milhões de crianças dizem sofrer de bullying nas escolas e, globalmente, uma em cada três diz ter experienciado bullying entre pares. É para acabar com este problema nas gerações futuras que a iniciativa é aplicada logo a crianças do 1º ciclo.



“O desenvolvimento de competências pessoais e sociais nas crianças, especialmente da competência da empatia, é fundamental para que cresçam de forma saudável, adotando atitudes e comportamentos pró-sociais, que promovam o seu bem-estar e o dos que as rodeiam. É essencial apostar na prevenção e, para isso, devemos iniciar o desenvolvimento das competências do ‘saber ser’ nestas idades”, afirmou Andreia Nogueira.

https://www.delas.pt/escolas-de-empatia-o-projeto-que-quer-acabar-com-o-bullying-entre-os-mais-novos/familia/659939/