terça-feira, 8 de outubro de 2024
Como lidar com a perda de alguém que amamos | Augusto Cury
Como Combater Pensamentos Negativos! - Carina Pirró
Masterclass Ciência das Emoções
A Kológica de Paulo Moreira sobre Inteligência Emocional
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
A ideia fundamental da pedagogia social
A pedagogia social parte de um princípio
geral: para que haja uma mudança na sociedade é necessário incorporar estratégias
educativas que facilitem a transformação social. Em outras palavras, não há
mudança social sem educação.
A partir da pedagogia social se realiza
duras críticas às abordagens educativas convencionais
Para os profissionais desta área, o
importante é que a educação deve ser entendida como uma ferramenta para
transformar a sociedade e não como um sistema para legitimar as diferenças de
classe social. Neste sentido, o modelo formativo proposto está baseado em
ensinar conteúdos que promovam o desenvolvimento integral do aluno.
Para alcançar este objetivo o aluno deve
sentir-se integrado a uma comunidade e os recursos didáticos e métodos de aprendizagem
devem estar diretamente relacionados ao seu contexto social.
Na prática, os pedagogos desta corrente
tratam de prevenir conflitos, corrigir deficiências na socialização dos
indivíduos e favorecer a reinserção daqueles que sofrem de alguma forma de exclusão
social.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
"Porto de abrigo". Lar de São João de Ver distinguido com Selo Humanitude
Há nove anos, um lar de idosos em São João de Ver, Santa Maria da Feira, adotou uma filosofia de cuidados de origem francesa.
sábado, 31 de dezembro de 2022
Paulo Freire - A Educação
quinta-feira, 3 de novembro de 2022
Escolas de Empatia: o projeto que quer acabar com o bullying entre os mais novos
À semelhança do que aconteceu no anterior ano letivo, o Escolas de Empatia, enquanto projeto-piloto, vai continuar a ser aplicado nas turmas do 1º ciclo da Escola Básica Teixeira de Pascoais, em Alvalade, em parceria com a Associação de Pais. Contudo, o objetivo é alargar a intervenção a outras instituições de ensino, uma vez que o programa pode ser adaptado a crianças e jovens mais velhos. Para isso basta contactar a Par – Respostas Sociais através dos contactos disponíveis no site
.
“O projeto contempla outras atividades além do programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais dirigido às crianças. Ao longo desde primeiro ano foram realizados workshops dirigidos aos encarregados de educação e às assistentes operacionais. Defendemos uma abordagem holística nas nossas intervenções, pois a ação transformadora ocorre de forma mais eficaz quando se envolve toda a comunidade e, neste caso, os agentes educativos das crianças alvo do nosso projeto“, revelou a psicóloga.
Segundo dados da UNICEF, mais de 150 milhões de crianças dizem sofrer de bullying nas escolas e, globalmente, uma em cada três diz ter experienciado bullying entre pares. É para acabar com este problema nas gerações futuras que a iniciativa é aplicada logo a crianças do 1º ciclo.
“O desenvolvimento de competências pessoais e sociais nas crianças, especialmente da competência da empatia, é fundamental para que cresçam de forma saudável, adotando atitudes e comportamentos pró-sociais, que promovam o seu bem-estar e o dos que as rodeiam. É essencial apostar na prevenção e, para isso, devemos iniciar o desenvolvimento das competências do ‘saber ser’ nestas idades”, afirmou Andreia Nogueira.