sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PEDAGOGIA SOCIAL: UM POTENCIAL DE INCLUSÃO PARA IDOSOS


"RESUMO O presente artigo é fruto da experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado III, a qual é ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, a disciplina em questão, oportuniza aos futuros pedagogos a primeira experiência em espaços não escolares, sendo este um momento crucial para conhecermos o trabalho desenvolvido com o público da terceira idade. A partir dessa experiência pretendemos discutir o conceito de Pedagogia Social, relatar um pouco sobre a experiência vivenciada na Unidade de Convivência da Família-UCF, localizada no Bairro Barrocas na cidade de Mossoró-RN e discutir sobre a importância desses espaços para a inclusão de pessoas idosas. A metodologia empregada para a realização desse artigo baseia-se numa pesquisa de cunho bibliográfico por meio do mapeamento da literatura produzida no âmbito desta temática, além dos relatos de experiências que são fruto desta vivência. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social para o alcance dos sujeitos da terceira idade e da inclusão dos mesmos. Concluímos que o estudo é pertinente, pois a terceira idade é uma fase que exige total acompanhamento por meio de trabalhos que valorizam e fortalecem o sentimento de pertença da cultura dos idosos e a Pedagogia Social atua nessa perspectiva. "




A Pedagogia concebida como a ciência da Educação, preocupa-se com todos os processos educativos, sejam estes escolares e não-escolares, na docência e na gestão escolar, sendo esta encarregada dos assuntos pertinentes a Educação e o ensinoaprendizagem. Por isso, não deve ser fragmentada com olhares voltados apenas a docência e a Educação escolar, mas a complexidade que o fenomeno educativo se encontra, dentre estes, a dimensão social que os sujeitos estão inseridos. A partir desse prisma, Libâneo (2006) entende que a base de um curso de Pedagogia deve ser o estudo do fenômeno educativo em todas as suas dimensões, abarcando a complexidade que este abrange, sendo que todo trabalho docente é um trabalho pedagógico, porém nem todo trabalho pedagógico é um trabalho docente:




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