sábado, 17 de agosto de 2019

O Educador Social no contexto escolar



"O Educador Social atua como um agente de transformação, pois cabe a ele atuar, junto aos educandos, com o objetivo de uma significativa mudança na comunidade. 

Educar é promover o desenvolvimento intelectual social e ético. A função deste Técnico é proporcionar a um grupo ou classe, a possibilidade de transformação de vida, através da EDUCAÇÃO (não formal), que é capaz de reduzir desigualdades e aumentar possibilidades, criando assim verdadeiros sentimentos de cidadania participativa, que é a ferramenta capaz de promover transformações significativas e profundas na sociedade."


Para Noguero e Solís (2003) o Educador Social marca a forma de trabalho no grupo, proporcionando ferramentas necessárias (atitudes, valores, capacidades, motivação, etc.) para que a autonomia do mesmo cresça progressivamente (…) (p. 7). A sua figura tem um caráter “eventual” no tempo de vida do grupo com o qual trabalha e, por conseguinte, trata de facilitar em todo o momento que o grupo aprenda e adquira os meios necessários para uma autogestão individual e coletiva (p. 7).


Para que o processo de transformação ocorra, é necessária, a dedicação e profissionalismo de um Educador Social, é um trabalho que assenta num projeto, onde atua com os membros da comunidade, de forma a desenvolver uma atitude que promova a sua continuidade. É de realçar, que a prioridade destes projetos, não é impor ideias a um grupo, é acima de tudo procurar que os membros destes grupos exponham as suas ideias e dessa forma, em conjunto, propor soluções.
Não podemos pensar a escola independente da sociedade na qual ela se insere. O que acontece no ambiente escolar é mais que uma analogia a situações sociais mais amplas; é um reflexo da sociedade no seu todo. 

 Os problemas e situações atuais da contemporaneidade relacionam-se diretamente aos encontrados nas escolas, através dos relatos de professores, porém não tem existido respostas por parte da comunidade escolar, muitas das vezes legando essas competências aos mesmos, ou a funcionários que dão apoio nos recreios e nas limpezas. O resultado tem sido visível e cada vez mais urge dar espaço a estes Técnicos. A atuação multidisciplinar de um Educador Social aparece como imprescindível, a importância de lidar com questões mais profundas de maneira que o ensino supere, este vazio sem sentido , para os jovens e crianças.







Sem comentários:

Enviar um comentário