sexta-feira, 13 de abril de 2018

A Inteligencia Emocional na Educação


O psiquiatra e escritor Augusto Cury é crítico ao atual sistema de ensino e acredita que a pressão escolar, o excesso de informação e atividades está a prejudicar as crianças e jovens. Para ele, as crianças tornaram-se escravas da informação e não têm mais tempo para viver a infância. Ainda que os pais, “desesperados”, assumam seus erros, ele acredita que é nas escolas que estão as grandes falhasAo centrar unicamente no pensamento lógico, as instituições de ensino deixam de lado o controle emocional.
Em entrevista exclusiva ao Viver Bem, o psiquiatra colocou em xeque o uso da internet, que, segundo ele, está criando vícios e doenças, como a síndrome do Pensamento Acelerado, e afeta cerca de 80% de pessoas no mundo.

Como melhorar a inteligência emocional?

A inteligência emocional não está inserida no código genético, ela é aprendida. 
Estamos a falar de uma outra inteligência: a inteligência da gestão da emoção. Inteligência emocional é como se fosse uma montanha, a gestão da emoção é você implodir essa montanha, pegar os blocos, usar argamassa, pisos, azulejos e construir os vários edifícios. E quais são os edifícios? 
Aprender a pensar antes de reagir, 
Trabalhar perdas e frustrações, 
Fltrar estímulos stressantes, 
Proteger a emoção, 
Gerir a ansiedade, 
Reinventar no caos, 
Desenvolver resiliência, 
Trabalhar perdas e frustrações, 
Ser generoso, ser altruísta e não ser autopunitivo.


E como a internet tem influenciado na gestão das emoções?
A internet trouxe acessibilidade, expansão da produtividade, democratização das informações, mas trouxe também efeitos colaterais gravíssimos. Um deles é a intoxicação digital. Os Smartphones podem viciar como drogas estimulantes, apresentando sintomas da síndrome de abstinência como a cocaína. Por exemplo, quando é retirado por um ou dois dias o smartphone de um jovem que usa o por 3 ou 4 horas diariamente, ele vai ter síndrome de abstinência
Os sintomas são: 
Irritabilidade, 
Baixo limiar para frustração, 
Um tédio intenso, 
Dificuldade de lidar com perdas e frustrações, 
Transtorno do sono 
Humor depressivo. 
Estas são as características básicas de uma síndrome de abstinência. 
Outra consequência importante é a geração minuto, ou seja, tudo para eles têm que ser rápido e pronto. 
Essa geração aumentou os níveis de ansiedade numa velocidade nunca antes vista.



Como se caracteriza esta ansiedade?
É uma ansiedade que eu tive o privilégio de descobrir e a infelicidade de saber que grande parte da população é acometida por ela. Chama síndroma do Pensamento Acelerado. Pensar é bom. Pensar com consciência crítica é ótimo. Pensar demais e sem planeamento é uma bomba contra a saúde emocional.

Quais os sintomas deste síndroma?

Os sintomas são:
Acordar cansado,
Dor de cabeça, 
Dores musculares, 
sofrimento por antecipação,
Dificuldade de proteger a emoção nos momentos de tensão,
Dificuldade de conviver com pessoas lentas, 
Transtorno do sono 
Défice de memória. 

Se tiver dois ou três sintomas, já caracteriza a síndrome do pensamento acelerado. Estas pessoas precisam reciclar sua forma de vida, senão serão futuros pacientes de psiquiatras, médicos psicossomáticos ou de clínicos gerais.

A internet é a grande causadora de tudo isso?

A causa é, em primeiro lugar, o excesso de informação. Uma criança de 7 anos de idade tem mais informações do que um imperador romano, uma de 8 a 9 anos tem mais informações que Sócrates, Platão e Aristóteles. 
Em segundo lugar, o excesso de atividade. Infelizmente nós estamos assistindo a um trabalho infantil escravo intelectual. Crianças que têm tempo para tudo, mas não têm tempo para ter infância. Têm mil atividades, mas não conseguem lidar com o tédio e a ansiedade inerente à psique humana.

E qual o papel da educação, dos pais e professores, diante disso?
"Antigamente, os pais nunca assumiam que erraram na educação. Agora, como digo no livro que estou a publicar (“20 Regras de Ouro para Educar Filhos e Alunos” Ed. Academia de Inteligência), os pais estão tão desesperados que já assumiram que falharam. 
As regras de ouro precisam ser trabalhadas na educação, caso contrário, vamos continuar no erro. 

"As escolas preparam os alunos para os hospitais psiquiátricos. Essa educação cartesiana que bombardeia o córtex cerebral com milhões de dados está doente."psiquiatra e escritor Augusto Cury.
 https://www.portalraizes.com/escolas-preparam-alunos-para-os-hospitais-psiquiatricos-diz-augusto-cury/

http://educacao-sociedade.blogspot.pt/search?q=educador

Sem comentários:

Enviar um comentário