terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Silêncio - O poder dos introvertidos num mundo que não para de falar

"Pelo menos um terço das pessoas que conhecemos é introvertido.
Estas pessoas são as que preferem ouvir a falar, ler a socializar; que inovam e criam, mas não gostam de se autopromover; que privilegiam o trabalho solitário às sessões de brainstorming coletivo. Embora seja habitual rotulá-los de «silenciosos», é aos introvertidos que devemos muitos dos grandes contributos para a sociedade - dos girassóis de Van Gogh à invenção do computador pessoal.
Esta investigação notável e recheada de histórias pessoais inesquecíveis demonstra até que ponto se subestima a introversão, e como essa atitude conduz ao menosprezo de enormes talentos.
Susan Cain documenta a ascensão do «Ideal do Extrovertido» no século xx e explica o alcance deste fenómeno. Questiona os valores dominantes da cultura empresarial americana, onde o hábito do trabalho em equipa pode matar a criatividade, e onde o potencial de liderança dos introvertidos costuma ser desperdiçado. E recorreu aos dados da investigação mais recente em psicologia e neurociência para revelar as diferenças surpreendentes entre extrovertidos e introvertidos.
Para que não restem dúvidas, conta-nos a história de introvertidos célebres como Lewis Carroll, Gandhi, Albert Einstein, Eleanor Roosevelt e Al Gore.
Este livro extraordinário mudará em definitivo a maneira como vemos os introvertidos e, não menos importante, a forma como os introvertidos se veem a si próprios."

https://www.youtube.com/watch?v=c0KYU2j0TM4

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A importância da Pedagogia Social nas palavras da Prof.ª Maria Stela Graciani


https://www.youtube.com/watch?v=IxecpGdQS20

Professora Maria Stela Graciani fala sobre a importância da preparação de educadores referente a educação social, onde tem a capacidade de mudar metodologias, conteúdos, sistema de avaliação para que haja inclusão de pessoas à educação.


https://www.youtube.com/watch?v=16gXAsQg8kE

"Claudia Carnevalle conversa com a professora e doutora Maria Stela Graciani, sobre a contribuição da pedagogia social como alternativa de educação nos espaços não escolares, tendo como objetivo incluir socialmente todos que a educação institucional não alcançou, tais como a população periférica, crianças, idosos, presos, pessoas em situação de rua, além de formar educadores populares em suas regiões."



terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A inversão de valores na nossa sociedade



Vivemos uma época em que os valores éticos, morais e sociais são completamente antagónicos aos valores da geração anterior. 
A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo.

Quando alguém se esforça para ser uma pessoa mais dócil e humana, pode-se notar que estranhamente ela passará a ser apelidada de tola ou merecedora de descrédito. 




É, na verdade, antagónico e absurdo. 
Com frequência, percebemos que a conduta de quebrar regras e desrespeitar normas é objeto de admiração de muitas pessoas. 
É perceptível no trabalho, funcionários que seriam maus exemplos, serem "seguidos" ou copiados por outros funcionários. 




Quando o comportamento em vez de receber reprovação, recebe admiração e ainda é imitado, torna explícito o absurdo da inversão de valores que vivenciamos.


Se há um programa televisivo, que consiste em observar pessoas a relacionarem-se e a conviver num lugar, isoladamente, percebe-se que alguns personagens optam por um comportamento "rebelde" ou indisciplinado para atrair simpatia, e o pior, obtém sucesso, tornam-se os vencedores. Porque se mostraram "maus", agressivos ou impetuosos atraíram afeto e admiração. 

Se, indisciplina e rebeldia geram simpatia, o que pensar dos que prezam a disciplina e subordinação?

Quem aprende a usar a retórica como arma, pode manipular multidões, seja na política, religião e mesmo nos grupos de amizades. A retórica contemporânea está aquém da ética. A palavra não tem nenhuma conotação moral. O que é afirmado hoje pode ser negado amanhã.

O "bonzinho" pode ser transformado em mau, sem ter feito nenhum mal e o mau, por pior que seja, sabendo utilizar a retórica e angariar adeptos, passa a ter aparência do bem.






Justifica-se assim o individualismo do homem contemporâneo, fechado em si, caracterizando-se como egoísta, afastando-se, inconscientemente desta inversão de valores que predomina nos clãs da sociedade atual.



A réplica desta história está bem representada nos filmes, onde o bandido rouba, trapaceia e o telespectador torce por ele, se o diretor do filme criou em torno deste personagem uma situação propícia.


A reputação depende do meio onde você está inserido; se você tiver o dom da retórica e com ela formar grupos a seu favor, a ética ficará completamente dispensável. 
Estamos num tempo de degradação da moral e ética. Aquele que prega a ética pode ser o mesmo que não a pratica.



segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Aprendizagem social-emocional


https://www.youtube.com/watch?v=ikehX9o1JbI

A aprendizagem social e emocional é o processo através do qual as crianças e os adultos adquirem e aplicam efetivamente o conhecimento, as atitudes e as habilidades necessárias para compreender e gerenciar as emoções, estabelecer e atingir metas positivas, sentir e mostrar empatia para os outros, estabelecer e manter positivo relacionamentos e tomar decisões responsáveis.
https://www.youtube.com/watch?v=pWZeR1bB038

domingo, 7 de janeiro de 2018

A influencia da musica nos jovens.

A música está presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos e muitos de nós não percebe o quão influente ela pode ser. Quando somos bebés, cantam-nos canções para dormir e nos acalmar. Quando crianças, ouve-se o que nossos pais ouvem, o que normalmente, forma uma “base” para o futuro gosto musical da pessoa.
Na adolescência, esse gosto musical já não se baseia mais nos pais, mas sim no grupo com o qual o jovem convive, no que a mídia apresenta e julga como bom. Os grupos se formam através da afinidade de gostos – pensam do mesmo jeito, saem para os mesmos lugares, se vestem com as roupas das mesmas lojas. E onde entra a música nisso? 
Os ídolos se tornam a referência dos jovens, influenciando no modo de agir, pensar, se vestir e até com quem você vai andar. Na maioria das vezes, isso é inconsciente, pois a adolescência é a época de buscar a sua identidade (e formar o seu caráter). Quando se percebe que a dificuldade em encontrar essa individualidade é muito mais difícil do que se imaginava, a saída encontrada é se espelhar em outras pessoas que você admira, que você “gostaria de ser quando crescer”.Essa fixação pode ter seu lado bom ou seu lado ruim. Se o artista faz caridade, isso pode levar o fã a fazer o mesmo. Mas se o artista é visto usando drogas, o fã também pode acabar seguindo sua atitude. Assim, o jovem segue as atitudes dessas “pessoas-espelho” ou até mesmo do que é dito na música desse ídolo de pés de barro.
A música é um excelente meio de meditação, concentração e expressão dos nossos sentimentos, mas devemos ter atenção às letras e ao que a música está a induzir-nos a cantar, pensar ou fazer.
https://universitasnews.wordpress.com/2012/11/15/a-influencia-da-musica-na-vida-do-jovem/

Aprendizagem social-emocional na sala de aula do século XXI



A aprendizagem social-emocional é definida como as habilidades usadas para entender e gerenciar nossas próprias emoções, e reconhecer e mostrar empatia pelas emoções dos outros. Esse conceito surgiu em meados da década de 1990 de pesquisa em torno da inteligência emocional. A pesquisa atual vem investigando como essas habilidades e processos podem ser desenvolvidos na sala de aula para ajudar os alunos a estabelecer relações positivas, estabelecer metas e realizar uma tomada de decisão responsável.  
Em seu guia " Programas de Aprendizagem Emocional Social Eficaz ", o Colaborativo para a Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional (CASEL), citou cinco competências básicas que podem ser desenvolvidas através da instrução em sala de aula e do envolvimento dos alunos para apoiar o SEL. Abaixo, exploramos como estes podem ser abordados nas melhores práticas para a competência global.

1. Autoconsciência

A "autoconsciência" é descrita como a capacidade de um aluno reconhecer com precisão seus próprios pensamentos e emoções e entender como isso pode influenciar seu comportamento.
Um dos principais componentes da aprendizagem global é a oportunidade de ponderar as perspectivas . Para fazer isso, pedimos aos alunos que reconheçam seus próprios preconceitos e visões de mundo e explorem como aqueles podem influenciar suas observações sobre o mundo ao seu redor.
Desenvolver um espaço seguro e um processo para que os alunos explorem suas próprias forças e interesses únicos podem acontecer de várias maneiras na sala de aula. Planos de educação individualizados ou carteiras podem ajudar a abrigar diferentes atividades que os alunos curaram para "conhecer você mesmo". As avaliações são excelentes pontos de partida, mas apenas tornam-se significativas com reflexão e aplicação em todo o conteúdo ao longo do tempo.
Como educadores globais, podemos trazer esse conhecimento personalizado através da extensão iniciando um projeto com uma abordagem baseada em pontos fortes, ou usá-lo como uma forma de os alunos refletirem em uma experiência de aprendizagem em qualquer área de conteúdo.
Recursos : Confira essas lições em torno da identidade e da autoconsciência de atos aleatórios de bondade , ou estes da Educação Mundial , que ajudam a desenvolver os próprios conceitos dos estudantes.

2. Auto Gestão

A "autogestão" reflete a capacidade do aluno de regular com sucesso suas emoções e comportamentos em diferentes situações. 
Como aprendentes globais, convidamos os alunos a investigar o mundo ao seu redor e a explorar situações fora de sua experiência cotidiana. Ao fazê-lo, eles se expõem a questões e desafios além de sua zona de conforto a partir de uma variedade de fontes. Criar tempo para conversar sobre esse processo em si e a vulnerabilidade que podem ter sobre pesquisar problemas que não têm uma resposta "certa" é uma oportunidade de crescimento.
Recursos : Veja esses recursos da Teaching Tolerance , que ajudam os alunos a explorar a variedade da experiência humana, e estes de Mindful Schools para idéias sobre como integrar práticas de autogestão em sua sala de aula. 

3. Consciência social

A "consciência social" defende a capacidade do aluno de ter a perspectiva e simpatizar com os outros, incluindo aqueles de origens e culturas diferentes.
No seu núcleo, esta é a lógica final para o aprendizado global, não é? Embora o conhecimento do conteúdo ainda seja crítico, é essa habilidade que permite que os alunos conheçam algo sobre o mundo ao seu redor. Como educador, fui culpado de passar mais tempo tentando conectar meus alunos com salas de aula em todo o mundo do que com outros estudantes em toda a sala de aula. 
A importância da empatia tem sido associada a tudo, desde o sucesso das empresas até a carreira e tem um enorme impacto na capacidade dos alunos para formar relacionamentos bem-sucedidos ao longo da vida. Isso lhes proporciona a curiosidade necessária para fazer perguntas significativas sobre o mundo e uma plataforma sólida para o pensamento crítico em torno dos desafios da vida real. 
Recursos : Confira essas lições baseadas em projetos em torno de desenvolver a empatia dentro da sua sala de aula de atos aleatórios de bondade , e estes para aplicação global da Asia Society .

4. Habilidades Relacionadas

As "habilidades de relacionamento" abordam a capacidade do aluno de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis ​​e gratificantes com diversos grupos e indivíduos. 
A competência global exige que um aluno seja capaz de comunicar idéias para uma variedade de públicos-alvo. Podemos fazer isso em projetos de pequenos grupos e desafios de design ou apresentações de aulas para dar aos alunos a oportunidade de se expressarem. Enquanto falar e ouvir são parte de nossos padrões de linguagem, os alunos também devem navegar novas formas de relacionamentos em seus mundos, como aqueles através das mídias sociais. Além disso, as relações intergeracionais anteriormente inerentes estão se tornando menos comuns, já que as comunidades têm menos oportunidades de se envolver entre gerações. O que estamos fazendo para ajudar os alunos a cultivar habilidades para mantê-los seguros no mundo digital e ficar conectado no real? Ajustes simples na forma como pedimos ou avaliamos como os alunos estão se comunicando podem ajudar a construir habilidades de relacionamento.
Recursos : Confira essas atividades da ACT para a Juventude projetada para ajudar os alunos a construir e gerenciar relacionamentos positivos, e estes de Common Sense Media sobre cidadania digital . 

5. Tomada de decisão responsável

A "tomada de decisão responsável" destaca a capacidade do aluno de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais baseadas em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais.
Estudantes globalmente competentes se sentem capacitados para agir . Para muitos de nós, a evidência de que a aprendizagem ocorreu em nosso 21 st sala de aula -century é que alguma ação ocorreu como resultado da investigação do aluno. A capacidade de agir vem da confiança e da atualização integrada no processo de investigar o mundo, pesando perspectivas e comunicando idéias. Quando os alunos recebem a oportunidade de praticar essas competências globais em sua sala de aula, sua capacidade de tomar decisões responsáveis ​​fora da sala de aula também aumenta.
Recursos : Confira essas lições em torno da tomada de decisões do Discovery Education, outras atividades adicionais de Atos Aleatórios de Bondade que apoiem a aprendizagem social emocional.
Existem muitos motivos convincentes para incorporar o aprendizado social-emocional na prática da sala de aula, e uma recente análise custo-benefício fornece mais uma. Em um relatório de 2015,pesquisadores da Universidade de Columbia divulgaram dados que mostram o retorno do investimento em programas de SEL para ser de 11 a 1 em seis intervenções diferentes que investigaram. Este retorno sobre o investimento poderia ser calculado em termos de menores taxas de abandono escolar, custos reduzidos de saúde mental, resultados salariais mais elevados e menor necessidade de serviços públicos.
Embora os professores tenham compartilhado por muito tempo evidências anedóticas dos benefícios a longo prazo da SEL, os dados recentes apresentam uma ótima oportunidade para tornar prioritária o próximo ano letivo.
Heather Ridge 
http://blogs.edweek.org/edweek/global_learning/2017/07/5_ways_to_support_social-emotional_learning_in_the_21st_century_classroom.html

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O Prejuízo da Desonestidade e o Lucro da Ética • Leandro Karnal


Ética é sempre um fenómeno racional 

Pequena ética: etiqueta.
Grande ética: normas de convívio, valores de conduta

A etiqueta trata como devemos respeitar o espaço do outro através de uma recomendação básica que é multiplicar as palavras: "com licença, por favor e muito obrigado"

"A virtude ética é adquirida pelo hábito, não nascemos com ela" Aristóteles.

1º mandamento de Aristóteles:
- As Crianças são amorais, as crianças não sabem o que é certo ou errado,  nem medem as consequências dos seus atos, elas tem que ser ensinadas.
"Toda a criança mimada torna-se um imbecil e os pais estão a criar alguém incapaz, desagradável e inútil no futuro . Para se educar tem que se estabelecer limites que por sua vez provocam trauma e aí começa a educação." 
Se a criança apanha um choque ao colocar o dedo na tomada ela não voltar a tocar- ação/reação - educar é estabelecer limites e aristóteles defende isso desde o inicio, ela é adquirida com hábito.
Nós podemos moldar o ser humano para que ele aprenda a perceber o espaço do outro e aprenda que ele não é unico no mundo. Nós podemos moldar o ser humano para que ele saiba que faz parte de um todo, não é a única pessoa neste planeta e com isso ele vai desenvolver um senso ético.


1º conselho Aristotélico: 
Eduquem. Hoje isto não se aplica só a crianças também é importante a educação dos adultos.


Toda a base Aristotélica e do mundo Aristotélico assenta na ideia de:

1 - RESPONSABILIDADE - É o primeiro passo da ética pois não passo a observar o mundo apenas como espetador, mas entendendo que sou parte deste processo, "o que acontece passa por mim". Quando se fala no geral,por exemplo numa frase onde se diz que na cidade o transito é caótico e violento e as ruas são sujas e se questiona "qual é a minha participação nisso, o que estou a fazer para melhorar isso ou a colaborar?". 

O espaço do outro é o que define toda a ética. O que é o espaço do outro? o que eu posso fazer ou não?, qual o limite daquilo que eu posso? 



"Do micro ao Macro. A politica é o resultado de uma sociedade ética ou não ética."


"Querer fazer algo tornou-se sinónimo de PODER fazer algo. Porque as pessoas tem agora como regra ética a distinção apenas do seu PODER, então aqueles que podem mais fazem mais e os que fazem menos, fazem menos."

Várias questões se colocam:

"Subversão de valores éticos como meta de sucesso."
Estarão as pessoas a orgulhar-se do ilícito?

"Eu não me vou orgulhar de um momento de fraqueza, que por falta de caráter ou falta de oportunidade ou de consciência eu fiz alguma coisa errada, eu vou ter vergonha disso. Eu vou ter vergonha todas as vezes que eu for mentir para as pessoas que eu gosto."
"Eu não me posso orgulhar do mal, essa é a grande questão porque este é o modelo apresentado ao mundo. Este é o homem que venceu por ter passado por cima das regras"



"Hoje a Síria é um pais em que temos como exemplo a ausencia de ética, onde tres grupos, igualmente homicidas, um ditador, um grupo de rebeldes e o estado islamico estão se matando, onde quem matar mais vence. Quando tres não estão dialogando mais, não tem nenhuma ética e não tem mais diálogo e a população Síria tem que se atirar no mar ". A ética estabelece limites e um dos pontos importantes é o da questão física."
"Quando não há mais ética não é mais possível a vida em conjunto."




"Eu devo ser a transformação que eu quero no mundo." 
"Se eu for um defensor da ecologia, na minha casa faz-se a reciclagem do lixo."
"Se eu sou contra preconceitos absurdos como machismo, homofobia e racismo eu tenho que mostrar ao mundo, pelo meu exemplo, aquilo que eu quero." 
Onde se mede a ética? começa por ser com as pessoas que nos rodeiam.


"Eu tenho que ser a transformação que quero ver no mundo"


"A vida sem ética dá mais trabalho"
"Porque a pessoa sem ética tem que mentir e ter uma excelente memória, tem que ser perfeita nessa memória".
"Eu posso roubar de uma empresa publica e dar-me bem com isso, posso conseguir uma casa em Brasilia e posso conseguir um iate, mas um dia pode ser que alguém perceba isso. Então eu vou viver a vida inteira com medo que aquilo que eu disse e fiz seja descoberto."
"A vida ética é mais fácil."

"Quando a policia manda parar eu saio tranquilo, porque todos os documentos estão em ordem."




https://www.youtube.com/watch?v=zKSJePqJ9Y8

A vaidade " A humildade não pega bem" - Leandro Karnal


Leandro Karnal participou de do programa Café Filosófico, reproduzido na TV Cultura, o filósofo fala sobre como a vaidade e a humildade são vistas no dia de hoje. Ele também reflete sobre a dificuldade em impor regras para a nova geração. “Nós não consertamos mais coisas e não consertamos mais relações humanas. Nós trocamos. Ao trocar sapatos, computadores e pessoas que gostamos por outras pessoas, vamos substituindo a dor do desgaste pela vaidade da novidade”, disse Karnal.

https://www.youtube.com/watch?v=NNUZrOORaiU