sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cultura - Festival de musica

De 2 a 31 de julho, os mais importantes pianistas reúnem-se, no Concelho de Mafra, numa autêntica festa da música que homenageia o pianista, compositor, maestro, investigador e figura de referência da cultura portuguesa que foi Filipe de Sousa.


Contando com a participação de Adriano Jordão, Jeffrey Swann, Patrick Rodrigues, Jan Michiels, Teresa da Palma Pereira e Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo, o Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” integra cinco concertos únicos, com entrada gratuita, que se realizam nas localidades de Mafra e da Ericeira.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra, com o apoio da Fundação Jorge Álvares, instituição sem fins lucrativos à qual Filipe de Sousa doou a sua casa e propriedade em S. Miguel de Alcainça (Concelho de Mafra), que agora é sede desta fundação, mas também a sua valiosa e diversificada biblioteca, as suas coleções de obras de arte, de discos e de manuscritos musicais, para além do espólio musical próprio.
O que torna o festival único é a sua componente pedagógica, uma vez que contempla, igualmente, a organização de masterclasses, pelos pianistas participantes, que são destinadas aos alunos do Conservatório de Música de Mafra. Estas vão decorrer durante as tardes dos dias 4, 11, 15, 22 e 29 de julho, na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra.



O concerto inaugural vai-se realizar no dia 2 de julho no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, com a atuação da Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo, e do pianista português Adriano Jordão, que é também o diretor artístico deste festival.
No dia 10 de julho será a vez do intérprete norte-americano Jeffrey Swann subir ao palco do Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Este espaço municipal vai ainda acolher, no dia 17 de julho, o concerto de Patrick Rodrigues, um dos maiores talentos da nova geração de pianistas brasileiros. Jan Michiels, docente e pianista belga, dará o seu espetáculo no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, a 24 de julho.


O concerto de encerramento terá lugar no dia 31 de julho, novamente no Claustro Sul do Palácio Nacional, no qual Teresa da Palma Pereira, referência da nova geração de pianistas portugueses, é acompanhada pela Orquestra do Norte, com direção do Maestro Ferreira Lobo.
Todos os concertos tem início às 21h30 e a entrada gratuita está sujeita à lotação da sala.
http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/cultura/festival-de-musica-de-mafra-filipe-de-sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário