sábado, 20 de fevereiro de 2016

Educação não-formal na pedagogia social

Reflexão sobre a educação não-formal e o seu papel educativo nos marcos da Pedagogia Social. 

Considera-se a educação não-formal como um campo de conhecimento em construção. Analisa-se como ocorre a mediação deste processo educativo com a escola por meio da participação da sociedade civil organizada em estruturas colegiadas de interação entre as escolas e o território que a circunda. Busca-se as aprendizagens que acontecem das interações geradas pelo processo participativo 



Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, motricidade etc.


A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo.


A sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Os seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania. A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal. Ela prepara os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc.


A educação não-formal não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento. Ajuda na construção da identidade coletiva do grupo (este é um dos grandes destaques da educação não-formal na atualidade); ela pode colaborar para o desenvolvimento da auto-estima e do empowerment do grupo, criando o que alguns analistas denominam, o capital social de um grupo. Fundamenta-se no critério da solidariedade e identificação de interesses comuns e é parte do processo de construção da cidadania coletiva e pública do grupo.



http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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5 comentários:

  1. Muito bom e esclarecedor seu blogger, sou gerente de nucleo de educação social recentemente e amei suas postagens, continuarei visitando. abç

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    1. Mirian Belo, agradeço o seu post e espero que continue a gostar deste meu Blogger. Abraços.

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  2. Gostei. Sempre gosto do que leio no eu blogger. Fiquei mais enriquecida com a sua partilha acerca da "Educação não-formal na pedagogia social"

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  3. Olá Fátima! Tenho acompanhado o teu trabalho e tens feito um trabalho muito interessante. Beijinhos. Alexandra Caracol

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  4. Obrigado por este blogue que traduz um excelente trabalho.

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