sábado, 2 de junho de 2018

Problemas Sociais Contemporaneos


Aprender a adaptar-se à mudança
"O adulto contemporâneo (e não só a criança e o jovem) tem necessidade de aprender estratégias adaptativas face ao choque cultural provocado pelo ritmo acelerado do processo de mudança que atualmente se verifica.
A compressão do tempo, acelerando o metabolismo social, torna imperiosa a aprendizagem da adaptação aos novos ritmos de vida, através da racionalização de processos de decisão cada vez mais rápidos.Isto implica, aprender a dominar o medo ao desconhecido e a  assumir o estatuto de imigrante no tempo, interiorizando que o novo, o diverso e o transitório, não são maus em si: são riscos que contém ameaças mas também oportunidades de melhorar a qualidade de vida."     

 cada vez mais imperativo que se ganhem novas competências comunicacionais de modo a poder, com maior rapidez e melhor qualidade estabelecer, intensificar e gerir as efémeras relações sociais nos níveis interpessoal, grupal, organizacional e institucional.
Quanto à relação com o saber, o cidadão contemporâneo necessita de aprender a (re)aprender, a partir da consciência de que o saber é degradável e a ignorância uma constante. È indispensável que aprenda a selecionar, processar e difundir informação pertinente para a sua própria vida. O fenómeno da planetarização, por seu turno, torna urgente o investimento na aprendizagem sobre a unidade e sobre a diversidade da espécie humana, combatendo toda a espécie de etnocentrismos."



http://slideplayer.com.br/slide/389680/

"Desenham-se novas necessidades educativas às gerações contemporâneas, no sentido de aprenderem a gerir os conteúdos da mudança, protagonistas ativos da sua história e não como meros objetos da colisão civilizacional em curso. "

WWW.Uab.pt
Problemas Sociais Contemporaneos 
Hermano Carmo (coordenador)
Universidade Aberta 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário