domingo, 10 de junho de 2018

Envelhecimento ativo.


Em outras épocas e civilizações, ter "mais idade" significava ser o mais experiente e, por isso mesmo, o mais respeitado em seu meio. Em diversas sociedades (principalmente as orientais), os mais velhos eram os que detinham as funções de maior distinção e conduziam a sua comunidade: eram os sábios, os feiticeiros, os curandeiros, os conselheiros e os educadores

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro.Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa

A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Há diversos fatores que interferem no processo do envelhecimento e podem ser evitados ou suavizados por atitudes e estilos de vida que podemos adotar desde muito jovens.

No processo de envelhecimento biológico a prevenção e o controlo alimentar são essenciais para melhorar o bem estar do idoso, que face às alterações do funcionamento do organismo, as necessidades energéticas diminuem, principalmente se não houver atividade física. 


Nesta fase da vida é muito importante ter uma boa educação alimentar assente em alimentos ricos do ponto de vista nutricional. Deve evitar o consumo de álcool e de tabaco, proteger-se da intempérie (de excessos de calor, frio, humidade) e ter hábitos de sono regulares.


É importante ter uma vida social ativa, sendo que nesta fase da vida o convívio social é ainda mais importante, pois evita que os idosos se sintam sozinhos e deprimidos, assim como promove o exercício mental (através de jogos e outras partilhas), evitando desta forma a perda de neurónios e consequente memória. 

A socialização é um dos fatores que estimula os idosos a aderirem à atividade física, mantém-nos mais ativos, melhora a sua auto estima, contribuindo para o seu bem-estar e para uma melhor qualidade de vida. Quando alguém sorri, o organismo liberta endorfina, um harmónio responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Esta substância também é capaz de: ativar o sistema imunológico, melhorar a memória combater o stress e aliviar dores. 




E a vantagem é que nunca é tarde para começarmos. 
  • Adquirir hábitos saudáveis como a prática de exercício físico regular ajuda a melhorar a resistência, a capacidade funcional e cardiovascular e diminuir a perda de massa; sem falar no benefício à higiene mental que ela proporciona. 
  • Optar por uma alimentação saudável. 
  • Evitar hábitos de risco como tabagismo, álcool
  • Proteger-se do excesso do sol, calor, frio, humidade. 
  • Ter hábitos de sono regulares
  • Divertir-se sem excessos, 
  • Procurar adquirir cultura, relacionar-se com vários amigos
Tudo isto, já se tem demonstrado, é um excelente passaporte para um envelhecimento saudável. Sem esquecer-se de que a mente também deve ser sempre "exercitada" pois assim evita-se a perda de neurônios e consequentemente de memória. 





São fatores protetores da solidão e do isolamento social dos idosos, a existência da harmonia familiar assim como o desenvolvimento de uma boa autoestima, autonomia, amizades, convívio e partilha. Do mesmo modo a disponibilidade para aceitar apoio de sistemas externos ao seu meio que visam reforçar a capacidade do indivíduo em lidar melhor com as circunstâncias da vida. Temos o exemplo de centros de Dia, universidades seniores, assim como resposta social de apoio a atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas, residentes numa determinada comunidade.



A qualidade de vida das pessoas passa por adquirir hábitos saudáveis no seu dia-a-dia,  como a prática do exercício físico regular que ajuda a melhorar a resistência, a capacidade funcional e cardiovascular assim como diminui a perda de massa.
Grande parte das doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, a hipertensão, a doença coronária, o acidente vascular cerebral, o enfarte, entre outras, como a diabetes e o aumento do colesterol, são passíveis, em grande parte, de prevenção, através de hábitos de vida e condições de vida saudáveis e promotoras das capacidades, ao longo de toda a vida individual, social e na comunidade.



Segundo os especialistas, 

  • a leitura é a atividade mais estimulante, pois evoca os mais variados tipos de memória ao mesmo tempo (a verbal e a visual). 
  • Outras atividades como jogos, palavras cruzadas, aprendizagem contínua (idiomas, música, artesanato, etc.) 
  • ou uma simples mudança de rotina (viajar, conhecer pessoas novas ou só mudar o trajeto ao andar pela rua) tira a mente do automático. 


Muitas ações preventivas estão ao alcance de grande parte da população e podem melhorar em muito a qualidade de vida dos idosos.




Na iminência de um mundo habitado por uma população mais envelhecida, há muito o que se fazer ainda no que diz respeito a direitos e políticas públicas.



Devemos repensar nossas crenças e atitudes em relação à velhice, nos preparando para a sua chegada. Além de lembrar que os idosos devem ser vistos como cidadãos ativos que ainda têm muito a contribuir com a sociedade através do seu conhecimento, transmitindo-o para outras gerações.  




"Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado, deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos..."



Sem comentários:

Enviar um comentário