domingo, 5 de março de 2017

O jogo “Bullying: Um Dia na Escola”




A escola, representada no tabuleiro, é o palco da ação do jogo, ao longo do qual os jogadores têm de descobrir quem foi o agressor da Maria Inês, a vítima, bem como o tipo de bullying praticado, o local onde ocorreu e quem foi a testemunha. Para poderem ter acesso à informação que permite descobrir o que se passou, têm que ir respondendo a questões centradas em cinco áreas de competências: «Assertividade», «controlo de impulsos», «promoção da empatia», «identificação do bullying» e «resolução de problemas».
Para além da versão de tabuleiro, o jogo tem ainda uma versão gigante, com 6 X 4 metros, especialmente destinada aos estabelecimentos de ensino, em que os jogadores são os próprios peões de jogo. Tem ainda a particularidade de poder ser jogado simultaneamente por crianças e jovens de diferentes idades, o que lhe permite fazer uma abordagem intergeracional ao tema.

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Segundo um recente relatório da UNESCO, dois em cada dez alunos em todo o mundo são vítimas de bullying. Esta organização defende que a escola deve combater este tipo de violência, ensinando as crianças a compreender e a lidar com as situações de agressão.
O jogo “Bullying: Um Dia na Escola”, é uma ferramenta para realizar esta sensibilização, ajudando, de forma lúdica, as crianças a compreenderem e identificarem as situações de bullying mais frequentes e a desenvolverem competências socioemocionais essenciais para aprenderem a lidar melhor com as mesmas.
Porque os temas difíceis não devem ser ignorados e a brincar todos aprendemos melhor.
Conteúdo do jogo de tabuleiro:
– Tabuleiro
– 27 cartas de situação
– 100 cartas de competências
– Folhas de registo
– 1 roleta
– 4 peões
– 1 lápis
– 1 dado
– Regras















http://cadin.net/noticias/235-jogo-de-tabuleiro-bullying-um-dia-na-escola

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