quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Instituto Pedagógico - Musica


O IP INSTITUTO PEDAGÓGICO foi fundado por 
Alexandra Caracol e surgiu oficialmente no início de 2018, embora muitas das atividades de que o Instituto Pedagógico dispõe atualmente já funcionassem em pleno desde o ano de 2011, mas ao abrigo de um projeto existente na "Academia de Música em Lisboa".

O IP surgiu com o propósito de responder às necessidades de intervenção pedagógica, adequada às necessidades de aprendizagem do ser humano em qualquer idade.
Para isso, são disponibilizadas atividades diversificadas adaptadas às diversas etapas do desenvolvimento.
Ao utilizarmos estimulação cognitiva com música, obtemos resultados maximizados na aprendizagem dos conteúdos que ensinamos de forma lúdica.
As atividades disponibilizadas no IP Instituto Pedagógico Alexandra Caracol e respetivo público servirão (também) para objeto de estudo e investigação, podendo originar a alteração ou criação de novos modelos de aprendizagem.


1. Através de diversas atividades com acentuada componente lúdica e em que a música é utilizada como ferramenta agregadora de conteúdos dirigidas a pais e filhos, crianças em idade pré-escolar e escolar, adolescentes e jovens, adultos e seniores, são articulados vários objetivos:


  • Apreensão de conhecimentos temáticos de âmbito pré-escolar, escolar e aprendizagem ao longo da vida (para todas as idades);
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Aquisição de competências no âmbito do comportamento relacional;
  • Aprender a lidar com o próprio estado interior, impulsos e recursos (autorregulação);
  • Reforço das capacidades de concentração e memorização;
  • Melhoria das capacidades espaço-visuais;
  • Apoio no pré-escolar (preparação para a fase escolar);
  • Contribuir para o bom desempenho escolar;
  • Treino da capacidade de persistência e resiliência;
  • Melhorar o funcionamento motor e lateralidade;
  • Apoio/estimulação na área da fala e da leitura/escrita;
  • Ativação do centro de emoções promovendo-se a plasticidade cerebral; 
  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Contribuir para o desenvolvimento de autoconceito positivo e de confiança e da própria capacidade de enfrentar desafios de forma pró-ativa;
  • Ajudar à construção do próprio conhecimento e incentivar à construção do mesmo através da comunicação entre pares e outros;
  • Desenvolver um senso de responsabilidade pelo aprendizado e adaptabilidade;
  • Incentivar ao respeito pelo outro e pela natureza;
  • Proporcionar convívio entre gerações;
  • Promover o aumento de autonomia e bem-estar nas áreas de envelhecimento cognitivo e patologias cerebrais.
                                         

2. Através de Workshops, Palestras, Cursos, Recursos, etc., serão apresentados conteúdos vários para professores, terapeutas, outros profissionais, pais e educadores onde se ensinará a fazer e a ensinar. Exemplos:
  • Ensinar a estimular diversas áreas com música;
  • Ensinar a dar aulas de música a crianças desde o pré-escolar;
  • Ensinar a alfabetizar com música;
  • Etc.

3. Noutra vertente o IP dedica-se à investigação nas áreas:
  • Da estimulação cognitiva;
  • Alfabetização na fase pré-escolar;
  • Educacional com o fim de criar novos modelos de aprendizagem, em especial, no âmbito musical.

https://ipinstitutopedagogicoalexandracaracol.blogs.sapo.pt


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