quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Como lidar com um colega falso no trabalho


Num ambiente de trabalho um dos perfis mais nocivos é o de um colega "falso", na medida que na presença dos chefes quer apresentar-se como um funcionário exemplar, com boas conversas e entrega necessária.
Além de gerar inúmeras situações de desconforto, especialistas ainda garantem que ter esse perfil na equipe pode causar queda na produtividade e inúmeros impactos negativos nas operações da empresa.



Apesar de ser um perfil muito comum, ele nem sempre é fácil de ser identificado e, depois de identificado, é ainda mais difícil lidar com a situação de uma forma positiva. Reconhecer o quanto antes esse tipo de colega no trabalho e contornar a situação de maneira adequada pode melhorar os níveis de produtividade e influenciar positivamente o clima no trabalho. Para facilitar esse processo, a principal dica é a observação.

                                                 

Uma pessoa falsa no trabalho não vai ser congruente com o que fala e faz, então a principal dica é observar o comportamento das pessoas, para ver se o que ela fala é compatível com a forma como ela age”, aconselha Fernanda Chaud, partner da Sociedade Brasileira de Coaching.
A falsidade também revela outra característica da pessoa: o egoísmo. As pessoas falsas pensam apenas nas vantagens que poderão obter e ignoram as consequências dos seus atos na vida dos colegas.

 

Fernanda alerta, porém, que é preciso estar atento para o que chama de dados e fatos, ou seja, é necessário que a observação do comportamento sempre esteja ligada ao que de fato aconteceu. “A gente deve fugir da interpretação, porque ela é algo particular, é preciso ver sempre dados e fatos que realmente aconteceram”, completa.

                                            

A psicóloga e especialista em administração de empresas e recursos humanos, Carolina Feltrin, também segue a linha de pensamento de Fernanda. Para Carolina, que também é consultora e coaching empresarial, é possível identificar o perfil de colega falso pelas conversas que ele tem.



“São pessoas que trazem sempre elementos emocionais para a fala, palavras sedutoras, para te convencer de algo”, explica. “A dica é perceber os dados da realidade, ou seja, ver se de fato o que aquela pessoa está a falar é realmente verdadeiro, se tenta que uma mentira subtil seja tomada como uma verdade é um indicativo desse perfil”, completa a coaching.  

Como lidar com a situação? 


  • Veja esta pessoa falsa como um ser humano. Ele pode ser muito desagradável no escritório, mas fora desse ambiente é uma pessoa agradável que, como qualquer pessoa tem defeitos e qualidades, problemas pessoais e stress. Pense nisso quando houver conflitos. 
  • Seja uma pessoa madura dentro do conflito. Não reaja a palavras, ofensas ou outras situações que possam desviar você do seu comportamento normal. As outras pessoas irão perceber que você está disposto(a) a resolver a situação de forma equilibrada e profissional.
  • É importante ter presente que está num ambiente de trabalho, portanto tenha atitudes profissionais com as pessoas falsas. Não use o trabalho como forma de se vingar. Se o trabalho desta pessoa depender de alguma tarefa a ser executada por você, faça. Não esqueça que essa pessoa é um colega de trabalho, trate-o como tal. Manter uma conversa respeitosa e sem agressividade é um elemento de extrema importância.
  • Todas as dicas podem ser resumidas numa única frase: supere a si mesmo. As coisas não são só sobre você e sua opinião, nem sobre o que você já fez e deixou de fazer. No fim das contas, vocês serão apenas mais duas pessoas que trabalharam na empresa. Por isso, procure sempre olhar a partir de todas as perspectivas possíveis.
  • O que pode ajudar também é uma mudança de foco. “Muitas vezes olhamos só nas características negativas dos colegas e esquecemos de manter a atenção nas nossas próprias tarefas. Voltar com esse foco na nossa atividade pode também aliviar essa situação de desconforto”aconselha Fernanda Chaud, partner da Sociedade Brasileira de Coaching.




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