quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Atividades para trabalhar Sentimentos e Emoções na Educação Infantil


A inclusão de atividades para o desenvolvimento de competencies socioemocionais nos curriculos da educação básica é a primeira demanda, cada vez mais urgente. Educadores de todos os locais, estão a criar atividades e projetos que possam ser incluídos no plano da aula da educação infantil.
A aprendizagem de competências socioemocionais contribui para a construção de um ambiente social mais amigável, permitindo que as crianças desenvolvam e mantenham relacionamentos mais saudáveis umas com as outras e com os adultos.

Um dos pilares da aprendizagem socioemocional é o reconhecimento das emoções.



Reconhecimento de emoções:

Aprendemos a reconhecer e a expressar as nossa próprias emoções para outras pessoas a fim de compartilhar as experiências, de pedir ajuda ou de sinalizar consequências de ações externas ("fiquei feliz porque você ...." , "estou muito triste com a sua atitude"), porque as expressões das emoções dão-nos a perceção como as pessoas se estão a sentir e criam oportunidades para que possamos reagir à situação. Quando um colega está triste, por exemplo, a nossa reação é perguntar se ele precisa de ajuda.


Saber reconhecer as próprias emoções e, principalmente, saber reconhecer as emoções de outras pessoas é um passo importante na construção de habilidades sociais como empatia, amizade e respeito.
Os educadores podem elaborar um plano de aula para trabalhar sentimentos e emoções na educação infantil através da incorporação de diversas atividades.




Algumas formas de ajudar as crianças a aprenderem a reconhecer as emoções e desenvolver competências sociais:

IDENTIFICANDO E NOMEANDO EMOÇÕES
  1. Ofereça modelos através de ilustrações ou fotografias
  2. Brinque o imitar de emoções utilizando um espelho.
  3. Utilize livros ou videos para contar histórias.
  4. Articule as emoções com os combinados em sala de aula.
  5. Valide e encoraje a expressão de sentimentos.
  6. Aproveite as situações do dia a dia.


Uma criança aprende que tristeza se chama "tristeza" porque outras pessoas dizem "o João está triste" ou " fiquei triste por causa de...". São os adultos que oferecem modelos e conceitos para as crianças aprenderem a reconhecer e nomear as emoções.

Verifique se as crianças sabem reconhecer algumas emoções básicas, como: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. Podem ser usadas ilustrações impressas ou fotografias e pedir para as crianças nomearem e ensinar os nomes quando elas não souberem.


Não tenha receio de ensinar as crianças a identificarem e nomearem as emoções. Dê ilustrações explicitas, dê um modelo, dê os nomes. Pode parecer disparate, mas muitas crianças não tem oportunidade de aprender essas habilidades em casa.


EXEMPLOS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR AS EMOÇÕES


Também se pode brincar e simular algumas emoções. A educadora pode começar a brincadeira a fingir que está triste ou com raiva e pedir às crianças para identificarem a emoção. Em seguida é a vez delas. Um espelho pode ser bastante útil 
nessa atividade para elas olharem a própria expressão facial. 

Podem ser usados livros ou videos para contar histórias e propor que as crianças identifiquem os sentimentos das personagens ("como é que ele se está a sentir") , as situações que produziram os sentimentos ("porque é que ele está triste?") , as ações tomadas ("o que é que ele fez quando estava triste?") e o valor moral dessas ações ("foi justo o que ele fez", "ele podia ter agido de outra forma?").


REGRAS E ENCORAJAMENTO

A maioria dos educadores estabelecem regras (ou combinados) junto de seus alunos em sala de aula. Muitas salas tem o quadro de regras colado à parede. Podemos relacionar os sentimentos com essas regras. Por exemplo "não pode bater no colega" porque se bater, o colega vai ficar "triste", "organize os brinquedos" para a educadora ficar "feliz".
Valide a expressão de sentimentos e encoraje as crianças a se expressarem verbalmente, incentivando-as a identificar o sentimento e a explicar a situação que o motivou. Por exemplo quando uma criança estiver a chorar pergunte "o que é que se passou?" ao invés de repreende-la com um "pára de chorar!". 

Ao minimizar punir ou deixar de acolher a criança, não lhe está a ser dada a oportunidade de aprender a responder positivamente a uma emoção.
Quando a educadora reage de forma positiva, a criança aprende também a reagir de forma positiva à emoção dos colegas e dos adultos.

A perceção de emoções é um passo para a construção de habilidades sociais, como a empatia e a amizade.

Aproveite as situações do dia a dia para relembrar e colocar em prática o aprendizado socioemocional.

Você pode orientar uma criança a notar os sentimentos de um colega e a sugerir possiveis soluções. Por exemplo "o Miguel está a chorar. Ele parece estar triste porque ninguém quer brincar com ele. Eu penso que ele ficaria feliz se o fosses convidar para brincar contigo".

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http://www.psicoedu.com.br/2016/10/atividades-educacao-infantil-emocoes.html

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