quinta-feira, 4 de abril de 2019

Cultura tóxica




Ambientes tóxicos deixam as pessoas doentes, fazem os projetos falharem e fazem os melhores funcionários desistirem.

" o seu valor não diminui baseado na incapacidade de alguém em ver o seu valor."

 "A cultura/educação são mais importante do que a visão. Alguns líderes têm uma grande visão, mas criaram uma cultura tóxica onde essa visão nunca vai acontecer. "




Trabalhar num ambiente tóxico:


1. Trabalha-se de forma desorganizada

Quando não há um plano de trabalho bem definido existe confusão nas funções e nas tarefas a desempenhar, com trabalhadores a fazerem o trabalho uns dos outros, pisando os calcanhares uns aos outros aqui e ali. 

2. As regras não são cumpridas

Até podem existir regras bem definidas no trabalho, mas ninguém faz questão de as seguir.

3. Cada um trabalha para o seu lado

Num ambiente de trabalho tóxico o trabalho em equipa é inexistente. Cada um trabalha no seu canto, puxando a brasa à sua sardinha.

4. As pessoas passam por cima uma das outras

Um dos aspetos que definem um péssimo ambiente de trabalho é os trabalhadores não se respeitarem, ignorando os outros, mentindo e não se importando em prejudicar os outros só para ficarem numa posição mais confortável na empresa.

5. Outros ficam com o seu mérito

Quando não há respeito no local de trabalho, há sempre alguém disponível para receber os créditos do trabalho doutra pessoa, mesmo que injustamente.

6. As pessoas erradas são recompensadas

Já viu pessoas pouco habilitadas e pouco esforçadas a serem promovidas? Algo de errado se pode estar a passar no local de trabalho.

7. Fala-se mal pelas costas

Também consegue reconhecer um mau ambiente de trabalho quando presencia pessoas a falarem mal umas das outras pelas costas em vez de discutirem abertamente os problemas.

8. Aponta-se o dedo às pessoas

Em vez de procurar soluções, a preocupação está em encontrar os culpados da situação, para os crucificar como exemplo para os restantes trabalhadores.

9. Existem discussões 

O stress no trabalho mexe com os nervos de todos, mas verificar discussões com frequência coloca um local de trabalho na lista dos ambientes tóxicos para um trabalhador.

10 Não há convívio

Num bom local de trabalho as pessoas convivem entre si, riem e passam bons momentos. Num mau local de trabalho as pessoas fogem ao contacto umas com as outras, estando mortas para que chegue a hora de saída para irem para casa.


Sem comentários:

Enviar um comentário